Dá para dizer que o abril foi o mês dos SUVs para a Ford, pois a marca mostrou uma quantidade bem grande deles. Vimos a nova geração do Escape (conhecido como Kuga na Europa), o Explorer híbrido e ainda um teaser da volta do Puma. Bom, “volta” naquelas, pois não será mais um cupê atraente como era quando estava nas ruas entre o final da década de 1990 e o começo dos anos 2000. Agora ele será um SUV compacto posicionado acima do EcoSport.
Durante um evento feito em Amsterdam (Holanda), o Ford Puma apareceu no palco, mas com as luzes apagadas para impedir que pudéssemos ver o seu design. Ainda assim, o pouco que vimos serviu de base para nossos artistas tentarem antecipar como será o crossover em seu modelo de produção. Como os flagras adiantaram, é essencialmente uma versão SUV da geração atual do Fiesta (que não será vendida aqui), então faz sentido que muito de seu design seja igual ao do compacto.
A Ford diz que o novo SUV terá “um estilo progressivo e evocativo” para garantir aos clientes que estarão dirigindo “o carro mais bonito que eles já tiveram.” Deixaremos os consumidores julgarem isso quando o veículo for apresentado. Não há nem um teaser para nos dar uma dica de como será o interior do Puma, porém a lógica nos diz que será bem semelhante ao Fiesta (na foto abaixo).
Previsto para ser revelado ainda neste ano, o novo Puma será construído na Romênia, na fábrica em Craiova, onde a ford já produz o EcoSport europeu. Embora o EcoSport tenha variantes 4x4 em alguns países (como por aqui, na versão Storm), é bem capaz que o Puma não receba um sistema deste tipo, já que a tração nas quatro rodas só é procurada por clientes em locais com condições climáticas mais difíceis. A versão mais forte da linha deve alcançar os 153 cv de potência, graças ao motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com um sistema híbrido-leve.
Posicionado entre o EcoSport e o Escape/Kuga, o Ford Puma 2020 será apresentado ao longo de 2019 e, a princípio, será vendido somente na Europa. A marca ainda faz mistério sobre o futuro do EcoSport no Brasil e sua provável nova geração. Por enquanto, a fabricante estuda trazer o chinês Territory, para concorrer com o Jeep Compass, e o novo Escape, que brigaria com Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv