Apresentado pela primeira vez como carro-conceito no Salão de Frankfurt de 2017, o inédito compacto elétrico que a Honda prepara para mercados globais ganhará em breve sua versão definitiva. Inicialmente chamado de Urban EV e posteriormente de E Prototype (quando foi apresentado mais recentemente no Salão de Genebra), o modelo chegará ao mercado sob o batismo Honda E. Terá cerca de 10 centímetros a menos que o Fit e cumprirá a missão de abrir caminho para a implementação de um plano de eletrificação que estabelece metas ambiciosas a serem alcançadas até 2025.
Sobre a versão de produção, já sabemos que será sustentada por uma plataforma desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos e que não mudará drasticamente na comparação com o protótipo. A expectativa é que as linhas gerais sejam mantidas, com foco na pegada retrô e no visual mais retilíneo. A Honda diz que a meta será encaixar o modelo na proposta de um veículo compacto, de autonomia não tão extensa e de uso essencialmente urbano. A marca estima que será possível percorrer cerca de 200 km com uma única carga e que essa distância é suficiente para fazer pequenas viagens e circular tranquilamente pela cidade.
A expectativa é que as vendas sejam iniciadas ainda neste ano, começando pelos principais mercados da Europa e posteriormente da Ásia.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 é SUV de famílias aceleradas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Dados nos EUA provam: preço é o que impede adoção em massa de elétricos