Em busca da redução de custos de desenvolvimento e construção, é comum o movimento de parcerias e compartilhamentos entre montadoras. E faz tempo que a FCA busca um parceiro principalmente para a eletrificação, algo que o CEO Mike Manley (sucessor de Sergio Marchionne) diz estar caminhando para resolver.
Em reunião com investidores, Manley disse olhar para a nova plataforma da PSA, a CMP. Ela foi projetada para modelos híbridos e elétricos e está fazendo sucesso com o novo Peugeot 208, mais especificamente o e-208, um elétrico com autonomia de até 340 km com o conjunto de baterias instalado no assoalho e o equivalente a 136 cv e 26,5 kgfm de torque.
A FCA busca alternativas para deixar de ser tão dependente de lucros vindos de SUVs e picapes nos Estados Unidos. Mais especificamente, o grupo busca novos modelos para a Fiat, mas esse pode ser apenas o primeiro passo de uma parceria mais profunda com a controladora das marcas Peugeot, Citroën, DS e Opel/Vauxhall. "Acredito que os próximos dois ou três anos serão importantes para parcerias", disse Manley. PSA e FCA já são parceiras para modelos comerciais na Europa.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda