Conforme previsto pelo anúncio feito em outubro do ano passado, a Ford deixou de produzir os modelos Focus e Focus Fastback na planta de Pacheco, na Argentina. Na última sexta-feira (3), os operários da linha fizeram uma despedida improvisada e aproveitaram para protestar contra o governo deixando uma mensagem: "Obrigado, Macri. Último Focus 2019. 520 companheiros demitidos".
Segundo o site Argentina Autoblog, no entanto, a produção funcionará "pelo menos até 9 de maio".
Depois de 20 anos e três gerações, o Focus deixa de ser produzido na América do Sul. Inovador em sua época, tanto pelo design arrojado quanto pela mecânica refinada (com suspensão traseira multilink), o modelo foi por muito tempo a referência do segmento em dirigibilidade. O sucesso crescente dos SUVs, no entanto, minou não somente o Focus como toda a categoria dos hatches médios. Basta lembrar que nos últimos meses a Peugeot suspendeu a venda do 308, a VW parou de fazer o Golf 1.0 e 1.4 no Brasil e agora o Focus se despede da fábrica argentina.
Sem deixar sucessor direto, a planta de Pacheco seguirá com a produção da Ranger e aguarda decisão sobre um futuro modelo - que tem tudo para ser um SUV, como o novo Escape ou o Territory. Mas muito depende da (conturbada) economia dos nossos vizinhos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos