Em leve retração em relação a março, as vendas diretas representaram 46,83% dos 221.321 veículos novos comercializados em abril. A Chevrolet, com 18,27%, repetiu a liderança entre as montadoras, seguida por Fiat (17,97%) e VW (16,66%). Superada pela Renault (9,62%) no mês anterior, a Ford (10,55%) retomou o quarto lugar.
Com quase 48% de seus emplacamentos, o Chevrolet Onix (9.399) manteve uma confortável liderança entre os automóveis. Terceiro em março, o VW Gol (5.120) subiu uma posição. O destaque do mês foi o Ford Ka Sedan (4.193), completando o pódio como líder entre os sedãs graças às quase 75% de suas unidades através de faturamento direto.
Vice-líder entre janeiro e março, o Jeep Renegade (3.687) também foi batido pelo Ford Ka (3.917) e caiu para quinto. A marca ainda emplacou o Compass (3.303) em oitavo, ambos com mais de 60% de suas vendas na modalidade. Sexto no ranking geral, o Fiat Argo (3.359) repetiu a posição com quase metade de seus emplacamentos.
Nono, o Hyundai HB20 (2.946) foi mais uma vez o modelo do top 10 menos dependente das vendas diretas (28,4%). Praticamente esquecida pelos consumidores no varejo – foram apenas 7 unidades no mês passado – a veterana Fiat Weekend (811) vendeu quase o mesmo do que o novato VW T-Cross (854).
Modelo mais recente da Citroën por aqui, o C4 Cactus (975) fechou o mês à frente do Renault Captur (893). Líder entre os SUVs no varejo, o Honda HR-V (274) foi o menos dependente da modalidade dentre os cinquenta modelos mais vendidos (7%). A marca japonesa ainda contou com os pouco mais de 8% do Honda Civic (180), último do ranking.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
ABR 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.399 |
47,91% |
19.619 |
2º |
VW GOL |
5.120 |
71,31% |
7.180 |
3º |
FORD KA SEDAN |
4.193 |
74,74% |
5.610 |
4º |
FORD KA |
3.917 |
44,65% |
8.772 |
5º |
JEEP RENEGADE |
3.687 |
64,53% |
5.714 |
6º |
FIAT ARGO |
3.359 |
49,12% |
6.839 |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
3.357 |
49,91% |
6.726 |
8º |
JEEP COMPASS |
3.303 |
67,00% |
4.930 |
9º |
HYUNDAI HB20 |
2.946 |
28,37% |
10.386 |
10º |
VW VOYAGE |
2.591 |
87,98% |
2.945 |
11º |
NISSAN KICKS |
2.272 |
55,13% |
4.121 |
12º |
RENAULT SANDERO |
2.251 |
57,18% |
3.937 |
13º |
RENAULT KWID |
2.191 |
29,94% |
7.319 |
14º |
RENAULT LOGAN |
1.980 |
87,03% |
2.275 |
15º |
HYUNDAI CRETA |
1.875 |
42,74% |
4.387 |
16º |
CHEVROLET SPIN |
1.581 |
71,54% |
2.210 |
17º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.543 |
44,61% |
3.459 |
18º |
VW VIRTUS |
1.486 |
42,87% |
3.466 |
19º |
FORD ECOSPORT |
1.476 |
54,34% |
2.716 |
20º |
VW POLO |
1.369 |
26,99% |
5.073 |
21º |
RENAULT DUSTER |
1.223 |
60,69% |
2.015 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.176 |
25,20% |
4.667 |
23º |
FIAT UNO |
1.160 |
80,84% |
1.435 |
24º |
HYUNDAI HB20S |
1.149 |
36,87% |
3.116 |
25º |
CHEVROLET COBALT |
1.062 |
82,33% |
1.290 |
26º |
FIAT MOBI |
1.014 |
24,26% |
4.179 |
27º |
CITROËN C4 CACTUS |
975 |
64,91% |
1.502 |
28º |
RENAULT CAPTUR |
893 |
47,73% |
1.871 |
29º |
VW T-CROSS |
854 |
45,94% |
1.859 |
30º |
FIAT WEEKEND |
811 |
99,14% |
818 |
31º |
FIAT CRONOS |
752 |
39,64% |
1.897 |
32º |
VW FOX/CROSS FOX |
710 |
20,28% |
3.501 |
33º |
PEUGEOT 2008 |
614 |
75,43% |
814 |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
610 |
35,78% |
1.705 |
35º |
FIAT DOBLÒ |
545 |
97,67% |
558 |
36º |
FIAT SIENA |
530 |
35,43% |
1.496 |
37º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
530 |
29,49% |
1.797 |
38º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
525 |
42,93% |
1.223 |
39º |
HONDA FIT |
464 |
19,01% |
2.441 |
40º |
NISSAN VERSA |
443 |
34,23% |
1.294 |
41º |
HONDA CITY |
347 |
23,83% |
1.456 |
42º |
VW TIGUAN |
346 |
26,13% |
1.324 |
43º |
PEUGEOT 208 |
319 |
61,58% |
518 |
44º |
CITROËN AIRCROSS |
291 |
76,58% |
380 |
45º |
TOYOTA HILUX SW4 |
291 |
24,03% |
1.211 |
46º |
TOYOTA YARIS HATCH |
281 |
8,89% |
3.162 |
47º |
HONDA HR-V |
274 |
6,98% |
3.927 |
48º |
VW UP |
266 |
24,43% |
1.089 |
49º |
CHEVROLET TRACKER |
200 |
10,72% |
1.865 |
50º |
HONDA CIVIC |
180 |
8,18% |
2.201 |
Com suas duas representantes no topo, ambas acima dos 70% de representatividade, a Fiat viu a Strada (5.820) abrir quase 2 mil unidades de vantagem sobre a Toro (3.900). A VW Saveiro (3.024), novamente terceira, veio bem atrás.
Em disputa acirrada pelo quarto lugar, a Chevrolet S10 (1.381) levou a melhor sobre a Toyota Hilux (1.271), preferida no varejo. A Ford Ranger, com 1.131 emplacamentos, deixou a VW Amarok (1.094) para trás. Quarta em março, a Fiat Fiorino (460) desta vez ficou fora do top 10.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
ABR 19 |
1º |
FIAT STRADA |
5.820 |
94,97% |
6.128 |
2º |
FIAT TORO |
3.900 |
71,19% |
5.478 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.024 |
90,51% |
3.341 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.381 |
60,25% |
2.292 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.271 |
33,05% |
3.846 |
6º |
FORD RANGER |
1.131 |
66,37% |
1.704 |
7º |
VW AMAROK |
1.094 |
59,20% |
1.848 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
991 |
88,32% |
1.122 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
885 |
86,59% |
1.022 |
10º |
RENAULT MASTER |
524 |
69,59% |
753 |
11º |
FIAT FIORINO |
460 |
46,37% |
992 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
372 |
44,71% |
832 |
13º |
FIAT DUCATO |
279 |
77,93% |
358 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
257 |
40,79% |
630 |
15º |
CITROËN JUMPY |
179 |
94,71% |
189 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
173 |
94,54% |
183 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
94 |
59,49% |
158 |
18º |
VW EXPRESS |
55 |
19,71% |
279 |
19º |
CITROËN JUMPER |
39 |
100,00% |
39 |
20º |
HYUNDAI HR |
38 |
22,89% |
166 |
21º |
PEUGEOT BOXER |
22 |
100,00% |
22 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
18 |
8,41% |
214 |
23º |
CITROËN BERLINGO |
14 |
37,84% |
37 |
24º |
RAM 2500 |
14 |
23,73% |
59 |
25º |
IVECO DAILY 35S14 |
6 |
4,03% |
149 |
26º |
IVECO DAILY |
5 |
33,33% |
15 |
27º |
IVECO DAILY 30S13 |
5 |
5,21% |
96 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
5 |
33,33% |
15 |
29º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
100,00% |
1 |
30º |
EFFA V22 |
1 |
33,33% |
3 |
31º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
100,00% |
1 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
1 |
5,26% |
19 |
33º |
RENAULT KANGOO |
1 |
20,00% |
5 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre