A relação entre as empresas de tecnologia e fabricantes de carro está cada vez mais próxima. Já vimos a Samsung lançando carros da Renault na Coreia do Sul e parcerias fortes entre Google e algumas marcas para o desenvolvimento de carros autônomos. A Xiaomi seguiu um outro caminho e participou do desenvolvimento de um novo SUV chinês, o Bestune T77, personalizando o veículo com suas tecnologias.
O Bestune T77 é um SUV de 4,52 metros de comprimento, equipado com motor 1.2 turbo de 143 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. A parte mecânica foi toda feita pela FAW, conhecida por sua parceria com a Volkswagen na China, e que já vendia o carro desde novembro de 2018.
A parte da Xiaomi, além da tecnologia que já havia sido desenvolvida para o carro, foi deixá-lo ainda mais equipado. O SUV passa a interagir com o Xiao Ai, assistente virtual da Xiaomi no estilo do Apple Siri, Amazon Alexa e Google Assistente. Além de aceitar os comandos de voz, o console tem um pequeno holograma, mostrando o avatar do Xiao Ai, que pode ser um pequeno robô ou uma garota desenhada como nas animações orientais.
O sistema vai um pouco além do que os outros assistentes fazem no veículo. A Xiaomi destaca que será possível dar comandos para a Xiao Ai controlar algo em sua casa, desde que ela use equipamentos da empresa e estejam integrados. Por exemplo, você pode pedir que ela apague uma luz que você esqueceu acesa, que ligue o ar-condicionado pouco antes de você chegar em casa ou que ative o robô que aspira o pó.
Pode parecer um pouco desnecessário, já que existem outros assistentes do tipo, mas vale lembrar que a Google não participa do mercado chinês, a Apple está um pouco atrasada no quesito "internet das coisas" em relação à Amazon e Google, e a Alexa não tem tanta participação de mercado no país. Além disso, a promessa da Xiaomi é que a Xiao Ai consiga interagir com coisas fora do veículo, algo que ainda não funciona tão bem no Alexa ou no Google Assistente.
O Bestune T77 personalizado pela Xiaomi será vendido na China em duas versões, por 124.800 e 135.800 yuans (o equivalente a R$ 71.635 e R$ 77.949).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia