Após apresentação no Salão de Moscou em agosto de 2018 pelas mãos da Renault, o aguardado SUV-cupê Arkana aparece agora em variante exclusiva para o mercado sul-coreano. Revelado nesta semana como atração de destaque do Salão de Seul, o modelo será comercializado localmente sob a bandeira da Samsung e terá a missão de ampliar o alcance internacional do grupo franco-nipônico, cuja meta é emplacar mundialmente 5 milhões de veículos. A versão apresentada ainda é conceitual, mas pouco deve mudar em relação ao modelo que será produzido nas instalações de Busan e chegará às concessionárias do país no primeiro semestre de 2020.

Galeria: Samsung XM3 Inspire

Batizado de XM3 Inspire, o modelo traz apenas mudanças pontuais na comparação com o Arkana da Renault e mantém a combinação de design fiel à filosofia visual francesa dentro de um estilo de carroceria que vem se tornando cada vez mais comum no mercado. A Samsung diz que o carro consegue "misturar perfeitamente os atributos de um SUV com as qualidades de um sedan dinâmico sem comprometer a amplitude e o volume de carga". Como no Arkana, a linha de cintura alta, o teto bem cortado e as rodas de 19 polegadas reforçam o apelo SUV do modelo e garantem sensação de robustez.

Enquanto o XM3 com logotipo Samsung ficará restrito à Coreia do Sul, o Arkana com assinatura Renault terá alcance global e chegará aos mais variados mercados. A Rússia será um dos primeiros a recebe-lo e o Brasil aparece logo na sequência, com estreia prevista para 2020. Por aqui, o modelo já teve desenhos registrados no INPI e, segundo especulações, adotará motor 1.3 turbo com potência superior a 160 cv.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com