A Fiat prepara para abril a estreia da versão aventureira do Argo. Com nome Trekking, como já foi usado na antiga Palio Weekend e na Strada, o hatch ganhará modificações visuais e mecânicas para entrar na briga contra Chevrolet Onix Activ, Ford Ka FreeStyle e Hyundai HB20X. Terá motor 1.3 Firefly com câmbio manual e, pela primeira vez num Fiat nacional, transmissão automática CVT, conforme antecipou nosso colega Marlos Ney Vidal, do site AutosSegredos.
De posse desta informação, apuramos, no entanto, que o CVT da Fiat só virá em 2020. O Argo Trekking vai estrear somente com câmbio manual, repetindo a configuração da versão Drive 1.3. A opção da Fiat pelo CVT em vez do automático convencional de 6 marchas usado no Argo 1.8 faz todo o sentido, uma vez que a transmissão continuamente variável aproveita melhor a força do motor, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo. Vale lembrar que atualmente o Argo e o Cronos 1.3 são oferecidos com a opção do câmbio automatizado GSR, uma evolução do antigo Dualogic, mas sem sucesso comercial.
O CVT é amplamente usado nos compactos das marcas japonesas no Brasil, como Toyota Yaris, Honda Fit e City, e Nissan March e Versa. Ainda não sabemos qual será o fornecedor da caixa para a Fiat, mas tudo aponta para a Aisin, mesma que fornece o AT6 para o Argo 1.8 - e também o CVT do Yaris. Na FCA, além do Argo na versões Drive e Trekking, o CVT vai equipar também o Cronos, que se ressente ainda mais de uma versão automática com motor 1.3 (a 1.8 é cara e não muito eficiente em consumo de combustível).
Falando especificamente do Argo Trekking, a Fiat já divulgou a primeira imagem oficial do modelo. Ele terá caixas de roda com proteção plástica, rodas escurecidas, retrovisores e teto pretos e uma faixa adesiva lateral alusiva à série. Pela imagem não dá para ver, mas é esperado também que o modelo tenha suspensão elevada e pneus específicos, talvez de perfil mais alto.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional