Símbolo involuntário da crise no setor automotivo, a fábrica da Honda em Itirapina está pronta desde 2016, mas não operava desde então. Com a recuperação lenta mas constante do mercado brasileiro, a fabricante nipônica mudou a estratégia, decidindo passar toda sua produção de Sumaré (SP) para a nova unidade fabril, enquanto a fábrica mais antiga continuará a fazer motores e abrigará o centro de desenvolvimento da marca no país. A inauguração acontece oficialmente nesta quarta-feira (27), com apresentação à imprensa e convidados, além de executivos que aproveitaram a ocasião para anunciar os planos futuros da marca para o Brasil.
Neste primeiro momento, o complexo começa sua vida útil produzindo o Fit e, aos poucos, irá receber os demais modelos da fabricante feitos em Sumaré: Civic, City, HR-V e WR-V. A transferência será feita gradativamente, com conclusão prevista para 2021. A produção foi efetivamente iniciada no dia 27 de fevereiro ao ritmo de 90 unidades por dia - número que segundo a marca irá crescer aos poucos. A capacidade produtiva é de 120 mil unidades anuais e toda a operação foi projetada para atender a produção dos mais diferentes modelos, além de permitir modificações tecnológicas futuras.
Outro destaque diz respeito aos ganhos em sustentabilidade, tendo em vista que a ampliação do parque eólico fornecerá energia limpa para toda a unidade. Além disso, Itirapina se iguala às mais modernas fábricas da Honda no mundo quanto aos fluxos mais seguros, processos otimizados, tecnologias mais avançadas. Os robôs, por exemplo, são fabricados com materiais leves e resistentes, aumentando a velocidade de movimentação e eficiência de soldagem em 30%, ao passo que o processo de pintura à base d’água é um dos mais modernos do mundo.
No evento, a marca também confirmou a intenção de oferecer no Brasil 3 modelos híbridos até 2023, mas não revelou detalhes ou a identidade de nenhum deles.
Fonte: Honda
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