Novo BMW Série 3 começa a ser feito no Brasil em julho
Versão 330i será a primeira a ser nacionalizada, enquanto 320i fica para um segundo momento
Assim como aconteceu com a sexta geração, o novo BMW Série 3 também será feito no Brasil. A fabricante confirmou nesta sexta-feira (15) durante o lançamento do modelo que a produção em Araquari (SC) começa em julho, inicialmente na versão 330i – rumores apontavam que o primeiro nacional seria o 320i. Para isso, a marca está investindo R$ 125 milhões no complexo, aporte que será usado também para viabilizar a nacionalização do novo X4.
Galeria: Novo BMW Série 3 2019 - Salão do Automóvel
O investimento da BMW em Araquari mostra o comprometimento da empresa para fazer a fábrica dar certo. Apesar de ter capacidade anual para produzir 32 mil carros, o complexo trabalhou com apenas 35% desta capacidade em 2018. Uma das alternativas encontradas pela marca bávara é a produção de carros para exportação, como foi feito com X1, que foi enviado para Estados Unidos por um tempo.
De acordo com a fabricante, o processo de montagem teve que ser atualizado com novo maquinário. Isso porque novo Série 3 tem 200 pontos de solda a mais do que o modelo anterior, além de ser mais complexo para montar por usar mais tecnologias.
Em pré-venda desde fevereiro, o novo Série 3 desembarca primeiro na versão 330i M Sport, por R$ 269.950. Virá importado da Alemanha e as vendas começam no dia 28 de março. Em junho será a vez da variante 330i Sport (R$ 219.950), enquanto a 320i será vendida apenas quando for produzida no Brasil, em um segundo momento ainda não confirmado pela montadora. O 340i com motor de seis cilindros deverá vir importado mais tarde.
O novo 330i M Sport conta com motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,7 kgfm, aliado a transmissão automática Steptronic de 8 marchas e tração traseira. Motor1.com traz em breve a avaliação do modelo.
Com reportagem de Daniel Messeder, de Mogi Guaçu (SP)
Fotos: Daniel Messeder e Donizetti Castilho
Galeria: BMW 330i Sport lançamento Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
"Criança problema", Maserati diz ter plano para sair da crise
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage é o mesmo da Fiat Titano?