As chaves presenciais começam a evoluir. Depois de partir para pulseiras e smartwatches, agora elas se tornam simples aplicativos para smartphones, dispensando (quase que) totalmente mais um objeto nos bolsos. O primeiro movimento vem da Hyundai Motor Group, diretamente da Coréia, e ainda este ano.
O primeiro carro a utilizar esta tecnologia será o novo Hyundai Sonata, apresentado no início de março. O aplicativo funciona com aparelhos equipados com a tecnologia NFC, que se comunica com o carro por proximidade. Basta encostar o smartphone na maçaneta do motorista ou passageiro para o carro reconhecer e liberar a abertura das portas. Para a partida, coloque o celular na base de carregamento sem fio. Este sistema poderá registrar até quatro pessoas para utilizar o aplicativo.
Com a "chave" reconhecida, o carro pode ajustar até parâmetros dos bancos elétricos, sistema de som e ar-condicionado para cada condutor individualmente. A distância, o motor pode ser ligado e as portas destravadas, além de controle de estacionamento em um futuro próximo. O sistema será importante no momento da popularização do compartilhamento de veículos, bastando o aplicativo liberado para o uso de carros estacionados em qualquer ponto.
Uma chave tradicional e uma do tipo cartão são disponibilizadas para o uso em manobristas ou oficinas, por exemplo. No Brasil, a Hyundai já vende como opcional para o Creta Prestige um smartwatch que pode ser utilizado como chave.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem