Hyundai e Kia terão destravamento e partida de carros pelo smartphone
Sistema será importante quando se popularizar o compartilhamento de veículos
As chaves presenciais começam a evoluir. Depois de partir para pulseiras e smartwatches, agora elas se tornam simples aplicativos para smartphones, dispensando (quase que) totalmente mais um objeto nos bolsos. O primeiro movimento vem da Hyundai Motor Group, diretamente da Coréia, e ainda este ano.
O primeiro carro a utilizar esta tecnologia será o novo Hyundai Sonata, apresentado no início de março. O aplicativo funciona com aparelhos equipados com a tecnologia NFC, que se comunica com o carro por proximidade. Basta encostar o smartphone na maçaneta do motorista ou passageiro para o carro reconhecer e liberar a abertura das portas. Para a partida, coloque o celular na base de carregamento sem fio. Este sistema poderá registrar até quatro pessoas para utilizar o aplicativo.
Com a "chave" reconhecida, o carro pode ajustar até parâmetros dos bancos elétricos, sistema de som e ar-condicionado para cada condutor individualmente. A distância, o motor pode ser ligado e as portas destravadas, além de controle de estacionamento em um futuro próximo. O sistema será importante no momento da popularização do compartilhamento de veículos, bastando o aplicativo liberado para o uso de carros estacionados em qualquer ponto.
Uma chave tradicional e uma do tipo cartão são disponibilizadas para o uso em manobristas ou oficinas, por exemplo. No Brasil, a Hyundai já vende como opcional para o Creta Prestige um smartwatch que pode ser utilizado como chave.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20