Após a revelação de que o motor 1.3 turbo da FCA vai equipar as versões reestilizadas da Fiat Toro e do Jeep Compass, na última sexta-feira (dia 8), agora mostramos o que esperar da atualização visual da picape e do design do aguardado SUV nacional da Fiat, antecipado pelo conceito Fastback no Salão do Automóvel do ano passado.
O desenho do Fastback, inclusive, vai inspirar a primeira reestilização da Toro que chega em 2020. A mudança será leve e preservará o conjunto óptico dividido em duas partes, característico do modelo. Mas o bloco principal ficará um pouco menor e mais integrado à grade, enquanto o para-choque vai ganhar recortes mais agressivos na parte inferior, onde ficam as luzes de neblina. Na traseira, o designer digital Kleber Pinho da Silva (responsável pelas projeções desta página) imagina que as lanternas passarão a invadir a tampa da caçamba, embora não tenhamos confirmação disso.
Para não rivalizar com o Compass dentro da FCA, SUV da Fiat terá estilo cupê esportivo como no BMW X6
Na parte mecânica, a Toro vai trocar os dois motores flex aspirados, 1.8 de 139 cv e 2.4 de 180 cv, pelo novo 1.3 Firefly turbo, que na Europa existe em versões de 150 e 180 cv - aqui pode variar devido ao etanol - e 27,6 kgfm de torque. Resta saber se ele será acompanhado do câmbio automático de 6 marchas, como na 1.8 atual, ou o de 9 marchas, como na 2.4 de hoje. Internamente, haverá leves mudanças no acabamento e uma nova central multimídia.
Já na linha Jeep, o 1.3 turbo vai equipar o Compass, no lugar do 2.0 aspirado, e possivelmente também o Renegade, que terá ainda o 1.0 turbo de 3 cilindros e 120 cv - esse compartilhado com os Fiat Argo e Cronos, que também terão a motorização turbinada a partir do ano que vem.
Faróis principais e grade mais finos, novo para-choque e motor 1.3 turbo: eis a Toro 2020
Em 2021 será a vez do tão esperado SUV da Fiat. Já confirmado pelo próprio CEO da FCA América Latina, Antonio Filosa, o modelo vai aproveitar a base da Toro, mas terá proposta diferente do Compass (que também usa a mesma plataforma). A ideia, como antecipada pelo conceito Fastback, é ter um SUV cupê no estilo dos sofisticados (e caríssimos) BMW X6 e Mercedes GLE Coupe, porém numa faixa inferior de preço.
A Renault já registrou o rival Arkana no Brasil, mas é provável que o Fiat chegue antes e inaugure o segmento dos SUVs-cupês, digamos, mais acessíveis por aqui. Como na Toro, terá opção do motor 1.3 turbo e possivelmente do 2.0 turbodiesel, este último na versão 4x4. Seu grande diferencial, claro, estará no estilo esportivo garantido pela linha curva do teto, que termina numa traseira curta e elevada, com lanternas duplas que adentram a tampa do porta-malas. De proposta mais dinâmica e menos familiar que o Compass, foi pensado para não criar concorrência interna dentro da FCA e finalmente representar a Fiat entre os SUVs.
Numa seara mais abaixo, a Fiat também prepara a versão aventureira do Argo, que terá altura do solo elevada, pneus de uso misto e as manjadas proteções plásticas nas caixas de roda, como na receita da pioneira Palio Adventure de 1999. A maior novidade desta versão será o motor 1.3 ligado ao câmbio automático de 6 marchas, que atualmente só equipa as versões 1.8 do hatch.
Projeções: Kleber Pinho da Silva
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS