SUVs em fevereiro: New Tucson desbanca Tiguan da vice-liderança
Líderes, Compass e SW4 superam 56% de participação em cada sub-segmento
Com os principais modelos apresentando números superiores aos registrados no mesmo período de 2018, as vendas de SUVs intermediários fecharam fevereiro com quase 8 mil emplacamentos e um avanço de pouco mais de 15%. No topo, sem surpresas, o Jeep Compass foi o nº 1 para 4.371 consumidores, resultado suficiente para assegurar mais da metade das vendas da categoria.
A novidade do mês ficou por conta do New Tucson: com 613 emplacamentos, o Hyundai cresceu quase 80% nos últimos 12 meses e subiu do sexto lugar em janeiro para a vice-liderança graças ao seu melhor desempenho desde setembro de 2017 (669). Vale lembrar que, naquele mês, ainda eram computados os números do Tucson de geração anterior, o que faz de fevereiro de 2019 o novo recorde para o modelo atual.
A mesma Hyundai, no entanto, não teve bons motivos para comemorar na plenitude: com apenas 214 unidades, o ix35, vice-líder no último ranking, caiu para a sétima posição – atrás do Mitsubishi ASX (251) – com o seu pior resultado desde junho de 2010 (159), primeiro mês em que teve unidades emplacadas.
O VW Tiguan (582) manteve-se em terceiro, mas comemorando um crescimento acima de 500% nos últimos 12 meses. Quinto em janeiro, o Chevrolet Equinox (437) também avançou (+25%) e subiu uma posição, com o Kia Sportage (351) fechando o top 5 em baixa de quase 27%. Batido pelo novato Mitsubishi Eclipse Cross (204) em seu terceiro top 10 seguido, o Toyota RAV4 (187) vendeu quase 40% a menos em relação a 2018.
Atrás do Mitsubishi Outlander (161) e fora do top 10 após um bom período, o Peugeot 3008 (190) recuou mais de 23%. Mantendo-se discreto no segmento, o Honda CR-V se aproximou das 100 unidades (94). Em sua primeira aparição no ranking, o novato Caoa Chery Tiggo 7 emplacou 38 unidades.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/19 |
JAN/19 |
FEV/18 |
% FEV 19 |
% JAN 19 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP COMPASS |
4371 |
4109 |
3785 |
56,12% |
53,20% |
6,38% |
15,48% |
2º |
HYUNDAI TUCSON |
613 |
398 |
345 |
7,87% |
5,15% |
54,02% |
77,68% |
3º |
VW TIGUAN |
582 |
523 |
95 |
7,47% |
6,77% |
11,28% |
512,63% |
4º |
CHEVROLET EQUINOX |
437 |
414 |
350 |
5,61% |
5,36% |
5,56% |
24,86% |
5º |
KIA SPORTAGE |
351 |
417 |
478 |
4,51% |
5,40% |
-15,83% |
-26,57% |
6º |
MITSUBISHI ASX |
251 |
275 |
395 |
3,22% |
3,56% |
-8,73% |
-36,46% |
7º |
HYUNDAI IX35 |
214 |
537 |
554 |
2,75% |
6,95% |
-60,15% |
-61,37% |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
204 |
185 |
0 |
2,62% |
2,40% |
10,27% |
NOVO |
9º |
TOYOTA RAV4 |
187 |
330 |
299 |
2,40% |
4,27% |
-43,33% |
-37,46% |
10º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
161 |
145 |
168 |
2,07% |
1,88% |
11,03% |
-4,17% |
11º |
PEUGEOT 3008 |
150 |
190 |
196 |
1,93% |
2,46% |
-21,05% |
-23,47% |
12º |
HONDA CR-V |
94 |
85 |
6 |
1,21% |
1,10% |
10,59% |
1466,67% |
13º |
PEUGEOT 5008 |
48 |
43 |
0 |
0,62% |
0,56% |
11,63% |
NOVO |
14º |
SUBARU FORESTER |
48 |
22 |
35 |
0,62% |
0,28% |
118,18% |
37,14% |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
38 |
0 |
0 |
0,49% |
0,00% |
NOVO |
NOVO |
16º |
DODGE JOURNEY |
25 |
19 |
35 |
0,32% |
0,25% |
31,58% |
-28,57% |
17º |
SUBARU XV |
9 |
24 |
6 |
0,12% |
0,31% |
-62,50% |
50,00% |
18º |
JEEP WRANGLER |
3 |
5 |
0 |
0,04% |
0,06% |
-40,00% |
- |
19º |
SSANGYONG KORANDO |
2 |
1 |
0 |
0,03% |
0,01% |
100,00% |
- |
20º |
SUBARU OUTBACK |
1 |
2 |
7 |
0,01% |
0,03% |
-50,00% |
-85,71% |
|
|
7789 |
7724 |
6754 |
100,00% |
100,00% |
0,84% |
15,32% |
Em alta de quase 47%, o SW4 foi o preferido por 1.028 consumidores na faixa superior, o que assegurou ao Toyota 71,5% de participação de mercado. Assim como em janeiro, o Chevrolet Trailblazer (224), adversário mais próximo, vendeu quase cinco vezes menos.
Mesmo repetindo o terceiro lugar do mês anterior, o Mitsubishi Pajero (74) perdeu quase metade de seus compradores de 2018, a maior retração de todos os modelos. Os sul-coreanos Hyundai Santa Fe (55) e Kia Sorento (32), ambos em baixa, completaram o top 5.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/19 |
JAN/19 |
FEV/18 |
% FEV 19 |
% JAN 19 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1028 |
1187 |
701 |
71,54% |
72,56% |
-13,40% |
46,65% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
224 |
259 |
233 |
15,59% |
15,83% |
-13,51% |
-3,86% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
74 |
75 |
140 |
5,15% |
4,58% |
-1,33% |
-47,14% |
4º |
HYUNDAI SANTA FE |
55 |
57 |
56 |
3,83% |
3,48% |
-3,51% |
-1,79% |
5º |
KIA SORENTO |
32 |
24 |
40 |
2,23% |
1,47% |
33,33% |
-20,00% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
13 |
15 |
1 |
0,90% |
0,92% |
-13,33% |
1200,00% |
7º |
LIFAN X80 |
11 |
19 |
0 |
0,77% |
1,16% |
-42,11% |
NOVO |
|
|
1437 |
1636 |
1171 |
100,00% |
100,00% |
-12,16% |
22,72% |
Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
Fonte: Fenabrave
Galeria: Hyundai New Tucson avaliação BR
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia