O segmento de sedãs médios teve em fevereiro dois destaques em situações opostas. Ainda líder com boa folga sobre os rivais, o Corolla encerrou o mês com 3.359 emplacamentos. Além de representar uma queda de mais de 13% sobre 2018 e de perder quase 10 pontos percentuais de participação em relação a janeiro, este foi o pior resultado para o Toyota desde março de 2014 (2.945).
Já a VW teve motivos para comemorar o desempenho do Jetta. Com 1.248 unidades, das quais quase 60% concentradas nas chamadas vendas diretas, o modelo repetiu a quarta colocação dos meses anteriores com o seu resultado mais forte nesta nova geração e se aproximou do Chevrolet Cruze (1.463), este em retração de quase 17%.
Sem nada a ver com os infortúnios de seus principais adversários, o Honda Civic (2.153) viu reduzir para 1,2 mil unidades em relação ao Corolla uma desvantagem de mais de 2,2 mil no início do ano. Fechando o top 5, veio o surpreendente Mitsubishi Lancer (432), que não vendia número similar desde junho de 2015 (437).
Oitavo em janeiro, o Ford Focus Fastback (246) subiu duas posições. Já o Nissan Sentra (167), sem o fôlego de outrora, recuou mais de 30% nos últimos 12 meses e teve o seu desempenho mais fraco desde o longínquo março de 2007 (64), apenas sete unidades à frente do Kia Cerato (160).
A Citroën também não teve motivos para recordar de fevereiro com carinho, já que o C4 Lounge foi o preferido por apenas 125 consumidores, quase 40% a menos do que há um ano. Com fim de importação já anunciado oficialmente pela Peugeot, o 408 (26) teve seu melhor mês desde outubro. O Hyundai Elantra (19) só não foi o lanterna por conta de um único consumidor que adquiriu o já aposentado Renault Fluence.
Sedãs Médios | ||||||||
POS. | MODELO | FEV/19 | JAN/19 | FEV/18 | % FEV 19 | % JAN 19 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | TOYOTA COROLLA | 3359 | 4075 | 3869 | 35,74% | 45,02% | -17,57% | -13,18% |
2º | HONDA CIVIC | 2153 | 1840 | 1893 | 22,91% | 20,33% | 17,01% | 13,73% |
3º | CHEVROLET CRUZE | 1463 | 1611 | 1754 | 15,57% | 17,80% | -9,19% | -16,59% |
4º | VW JETTA | 1248 | 424 | 449 | 13,28% | 4,68% | 194,34% | 177,95% |
5º | MITSUBISHI LANCER | 432 | 147 | 91 | 4,60% | 1,62% | 193,88% | 374,73% |
6º | FORD FOCUS FASTBACK | 246 | 189 | 254 | 2,62% | 2,09% | 30,16% | -3,15% |
7º | NISSAN SENTRA | 167 | 257 | 241 | 1,78% | 2,84% | -35,02% | -30,71% |
8º | KIA CERATO | 160 | 234 | 214 | 1,70% | 2,59% | -31,62% | -25,23% |
9º | CITROËN C4 LOUNGE | 125 | 234 | 201 | 1,33% | 2,59% | -46,58% | -37,81% |
10º | PEUGEOT 408 | 26 | 10 | 15 | 0,28% | 0,11% | 160,00% | 73,33% |
11º | HYUNDAI ELANTRA | 19 | 16 | 64 | 0,20% | 0,18% | 18,75% | -70,31% |
12º | RENAULT FLUENCE | 1 | 15 | 160 | 0,01% | 0,17% | -93,33% | -99,38% |
|
| 9399 | 9052 | 9205 | 100,00% | 100,00% | 3,83% | 2,11% |
Fonte: Fenabrave