A Latin NCAP continua a reavaliar alguns carros, agora sob os novos critérios adotados em 2016. Após fazer isso com Ka, Onix, Palio e March, agora foi a vez do Volkswagen Fox e sua variante perua, a finada SpaceFox. A dupla teve a nota de proteção para adultos rebaixada de 4 para 3 estrelas, o limite para um carro sem controle de estabilidade, enquanto a segurança para crianças subiu de 2 para 3 estrelas.
De acordo com o Latin NCAP, o que a entidade fez foi aproveitar o teste de colisão frontal feito com o Volkswagen Fox em dezembro de 2015 e complementar com uma avaliação do impacto lateral, agora obrigatório. No teste frontal, o hatch mostrou uma estrutura estável, mas não oferecia ISOFIX. Na época, recebeu 4 estrelas.
Porém, o impacto lateral não foi tão bom, apresentando uma alta penetração na colisão, com a estrutura do assento e da porta oferecendo uma proteção no limite do aceitável. A medição dos bonecos mostra que a proteção na região do tórax foi fraca, o segundo pior resultado e que fez com que obtivesse apenas 3 estrelas. O grupo ainda critica a falta do cinto de segurança de três pontos na posição central do banco traseiro.
O Latin NCAP diz que o critério atual será usado até o final deste ano, momento em que o padrão deve ser endurecido com mais exigências. O próximo resultado será revelado ainda no mês de março e tudo indica que será a vez de mais um Volkswagen: o T-Cross, aproveitando a chegada às lojas. A fabricante cedeu um Polo e o Virtus para os testes de colisão, que foram divulgados justamente no lançamento de ambos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
SUV da Chevrolet leva nota zero em teste de segurança e GM se explica