Avaliados pelo Latin NCAP em 2015, os modelos Nissan Versa e Nissan March fabricados no Brasil receberam quatro estrelas em proteção ao motorista. Mas um novo teste, de auditoria, revelou que os mesmos modelos, fabricados no México, apresentaram um desempenho inferior em comparação com os testes originais, atingindo apenas três estrelas no mesmo quesito.

Apesar de isso teoricamente livrar a cara dos modelos produzidos no Brasil, ainda mais porque os mexicanos foram avaliados conforme o protocolo de avaliação anterior, a Latin NCAP não tem tanta certeza. "Levando em conta que a Nissan assinalou em 2015 que os carros mexicanos e brasileiros são os mesmos, é lógico supor que também as versões brasileiras poderiam ter caído em qualidade", Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. Em 2015, o March recebeu quatro estrelas para o ocupante adulto e uma estrela para o ocupante infantil. Já o Versa obteve quatro estrelas para o ocupante adulto e duas estrelas para crianças.

 

Latin NCAP

 

Segundo Furas, a principal diferença apontada pelo novo teste foi no sistema de retenção e nas estruturas: "Ambas as estruturas foram qualificadas como instáveis, embora tenham sido avaliadas como estáveis nos testes realizados em 2015. Os cintos de segurança, assim como os airbags, ofereceram uma menor proteção", disse ele.

 

 

O secretário-geral da Latin NCAP disse ainda que os modelos testados nos testes de auditoria tiveram um desempenho cerca de 30% pior do que o dos modelos testados em 2015.

 

 

Outro lado

Procurada por nossa reportagem, a Nissan brasileira entrou em contato com a mexicana, pelo fato de os modelos envolvidos serem fabricados por lá. E a filial do México emitiu a seguinte nota oficial: "A Nissan está comprometida com a segurança, serviço e satisfação de seus clientes e seus passageiros. A empresa analisou cuidadosamente os resultados dos testes e pode confirmar que não há diferenças substantivas entre os veículos March e Versa testados e auditados que possam explicar a variação nos resultados.”

Fotos: Latin NCAP

Envie seu flagra! flagra@motor1.com