Além de mostrar tecnologias que disponibilizarão no futuro, as montadoras aproveitam os salões automotivos para sinalizar o caminho de estilo que seus próximos modelos terão. Este é o caso do IMQ concept, um conceito mostrado no Salão de Genebra que antecipa o DNA que estará presente na futura geração de SUVs da Nissan.
Com comprimento de 4,56 metros, o Nissan IMQ se encaixa dentro da gama SUV da marca acima do Kicks, o que abre um leque de opções para uso de suas características estéticas, o que inclui o descolado Juke, o belo Qashqai e até o prometido X-Trail.
À primeira vista, podemos ver uma frente muito poderosa, que agora tem uma grade frontal com a assinatura V-Motion mais sutil, mas que adiciona bordas muito afiadas nas extremidades do carroceria. Naturalmente, há também elementos como luzes diurnas com tecnologia LED, teto panorâmico com queda acentuada e caixas de rodas com linhas bem marcadas.
Em linhas gerais, já é possível visualizar os traços de um SUV de produção real. Basta incorporar os espelhos retrovisores e maçanetas convencionais, além de para-choques ligeiramente modificados e pneus menores. Destaque também para a coluna C, com desenho que já conhecemos do Kicks e de outros recentes lançamentos da montadora japonesa, inclusive no novo March - e estará também no futuro Versa.
Por dentro, aquele ambiente futuro e clean que vemos em muitos conceitos. Chama a atenção a ausência completa de mostradores. Em seu lugar há uma imensa tela colorida de 33 polegadas responsável por absolutamente todas as funções do carro, desde a instrumentação e entretenimento a até informações do sistema e-Power.
Antecipando as tecnologias que estarão presentes no futuro, o Nissan IMQ utiliza o sistema de propulsão e-Power, semelhante ao já incorporado pela Nissan no compacto Note e que está em desenvolvimento para o Kicks. Isso significa que o Nissan IMQ é um carro elétrico de longo alcance: seu sistema integra um motor a gasolina de 1,5 litro que atua como gerador para recarregar a bateria, responsável pela alimentação dos motores elétricos. O resultado? Um SUV equipado com tração integral, 340 cv e o generoso torque máximo de 71 kgfm.
Somado a tudo isso, o IMQ incorpora um sistema de condução totalmente autônomo, uma evolução do Nissan ProPILOT que já incorpora a tecnologia Invisible-Visible da Nissan, o sistema de realidade aumentada em 3D "que combina o mundo real com o virtual para melhorar a experiência de condução".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil