Alfa Romeo Tonale faz prévia do SUV compacto da marca
Com propulsão híbrida plug-in, conceito adianta como será o irmão menor do Stelvio
O segmento de SUVs compactos é o que mais cresce nos mercados europeus e, claro, a Alfa Romeo não deve ficar de fora deste apetitoso segmento. Para isso, a marca mostra no Salão de Genebra o conceito Tonale, que antecipa o modelo da Alfa Romeo para esta categoria, que deve ser lançado em 2020.
De inicio, se destacam as jogadas estéticas que nos recordam aos esportivos da marca no passado. Por exemplo, as rodas de 21 polegadas que lembram o 33 Stradale, ou a disposição dos faróis estreitos como no Brera. Por sua vez, a linha lateral tem certas reminiscências dos modelos Duetto e Disco Volante Spider.
Por baixo da carroceria, o Tonale aposta na eletrificação com um módulo híbrido plug-in, mas ainda sem especificações reveladas. Esperamos por grandes cifras de potência e torque, dada a intenção da marca de oferecer uma condução esportiva. "O Tonale tem o objetivo de oferecer a melhor dinâmica da categoria e aplica a eletrificação no mais puro estilo Alfa", diz a marca.
Galeria: Alfa Romeo Tonale
O Alfa Giulia marcou o esperado caminho de volta da tração traseira na marca e, incluindo as versões 4x4, oferece boas sensações ao volante - algo que também acontece com o Stelvio. Ainda que o Tonale seja montado sobre uma plataforma distinta, ele quer seguir por esta linha. Por isso, o motor elétrico foi instalado no eixo traseiro, para garantir um esquema de tração integral sem união física entre os eixos e oferecer a máxima potência quando se usar o modo "Dual Power".
Além disso, é possível escolher entre outros modos de condução: E-motion, com mais potência e dinamismo; Natural, com máximo equilíbrio entre desempenho e eficiência; e Advance, para circular em modo 100% elétrico.
Na cabine, tudo está voltado ao condutor, desde o ponto de vista do desenho até a ergonomia, como mostra o painel digital de 12,3 polegadas e a central multimídia de 10,25 polegadas. No acabamento há materiais luxuosos como alumínio e couro Alcântara.
Pelo sistema de entretenimento se oferecem dois novos perfis: Alfista e Paddock. O primeiro permite manter-se em contato com os clubes da marca e desfrutar de eventos comunitários, como reuniões de usuários. O segundo serve para compra de componentes e acessórios para o carro, bem como todos os tipos de produtos de merchandising da marca italiana.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Alfa Romeo vai mal nos EUA e lojas vendem menos de 7 carros por mês
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025