Apenas um ano depois das mudanças de gestão implementadas pela PSA, a Opel e sua subsidiária britânica Vauxhall voltaram a operar no azul. Em anúncio divulgado nesta semana, o conglomerado francês (dono da marca desde meados de 2017) confirmou que a montadora contabilizou lucro de 859 milhões de euros em 2018, tornando-se novamente rentável depois de mais de 20 anos de resultados negativos sob o comando da General Motors. A própria PSA confessou que não esperava alcançar desempenho favorável tão rapidamente e que planejava ver a marca de novo no azul apenas em 2020.
Os números foram alcançados principalmente por conta do efeito das reduções de turno nas fábricas da Vauxhall no Reino Unido, de um programa de demissões voluntárias e da introdução gradual da tecnologia Peugeot na gama Ope/lVauxhall. Ao todo, 3.700 empregos foram cortados e outros 2.000 postos de trabalho foram transferidos da Alemanha para a França. Além disso, a PSA concentrou esforços na eliminação de descontos, simplificação do número de motores e redução dos estoques e gastos com marketing. Em uma análise mais específica, a marca estima que a redução nos custos foi de mais de £ 600 por carro.
Diante do cenário positivo, o foco da PSA agora é investir em projetos de expansão global e ampliação da gama. A própria Opel voltou recentemente a atuar na Rússia, enquanto as marcas Peugeot e Citroën foram confirmadas para América do Norte e Índia, respectivamente.
Fonte: Automotive News
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