Além de revelar que a Volkswagen tem planos de produzir um novo SUV em Taubaté (SP), o sindicato da região adiantou mais uma informação sobre o futuro de modelos importantes aqui no Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) publicou em seu site que a geração atual de Gol, Voyage e Up! serão produzidos até 2021 e que o complexo terá prioridade na discussão “caso haja outro modelo chamado Gol ou Voyage”.
O Sindmetau fez uma reunião com a Volkswagen para definir os investimentos para a fábrica em Taubaté e o acordo foi aprovado pelos trabalhadores. Ficou definida a renovação de cláusulas da Convenção Coletiva, volta da data-base anual e valores e reajustes da PLR. A marca se comprometeu a investir no complexo para que ela seja capaz de produzir novos modelos com a plataforma MQB.
O investimento foi um alívio para os trabalhadores, já que define o que acontecerá com a fábrica no futuro. O sindicato diz que as plataformas VW 23X (Gol e Voyage) e VW 120 (Up!) estão programadas para sair de linha em 2021. Quando apresentou seus planos até 2020, a Volkswagen colocou entre os lançamentos um modelo chamado A00, definido como “sucessor do Gol”.
Esta nova geração do Gol deve utilizar uma versão mais simples da plataforma MQB-A0 do Polo, com menos recursos (por isso o nome A00) e, embora a empresa não diga nada, deve ser usada também para um novo Voyage. Já o Up! vai se despedir sem deixar substituto. Sem nunca ter encontrado seu espaço no mercado brasileiro, ficou com preço muito acima da proposta para ser o modelo de entrada da Volkswagen. Enquanto não chega o fim da linha, o subcompacto terá uma simplificação na gama, reduzindo a quantidade de versões à venda.
Após a publicação desta informação, a Volkswagen do Brasil emitiu o seguinte comunicado ao Motor1.com:
"A Volkswagen do Brasil informa que os modelos Gol, Voyage e up! continuam em produção em Taubaté (SP) e que têm grande importância para as operações da marca no Brasil e mercados para exportação. O Gol é o 5º modelo mais vendido do País, com 77.622 unidades comercializadas em 2018, sendo o líder de vendas da marca. No ano passado, Gol e Voyage receberam transmissão automática, contribuindo para o aumento nas vendas da Volkswagen para segmentos como o de PCD - Pessoas com Deficiência (+329% em 2018, em relação a 2017) e Táxis (+ 57%). Sucesso no Brasil e no exterior, o up! tem relevante contribuição para mercados de exportação como o Uruguai. Lá, o up! é o modelo mais vendido da marca, contribuindo para a liderança de mercado da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo.
A aprovação de um novo acordo coletivo com o sindicato local de Taubaté, votado em 20/02 pelos empregados, é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados. A Empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança.”
Fonte: Sindmetau
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS