Líder incontestável no mercado de motos no Brasil, a Honda anuncia um plano de investimentos de R$ 500 milhões para modernizar sua fábrica em Manaus (AM). A renovação acontecerá até 2021, para melhorar a eficiência na fabricação, logística e avanços tecnológicos. O complexo produz praticamente toda a linha de motos da empresa no país, à exceção de alguns modelos mais exclusivos, como a esportiva CBR 1000RR Fireblade e a touring GL 1800 Gold Wing.
“Estamos fortalecendo a nossa eficiência no processo produtivo para continuarmos satisfazendo nossos consumidores e obtendo a competitividade internacional em um segmento cada vez mais concorrido e globalizado”, afirma Issao Mizoguchi, presidente da Honda América do Sul, no comunicado enviado à imprensa.
O dinheiro será investido na renovação dos equipamentos, reposicionamento de linhas produtivas, melhoria nos postos de trabalho e construção de novos prédios. A marca irá agrupar os processos de fabricação de motores para que crie um prédio exclusivo para isso, juntando a fundição, usinagem, pintura alumínio e montagem dos motores. Além disso, irá modernizar a montagem das motocicletas, a produção do chassi e de peças plásticas, os processos de soldagem e a pintura dos tanques.
A fábrica da Honda em Manaus atingiu a marca de 24 milhões de motos produzidas. O complexo monta 3,7 mil unidades por dia, de 34 modelos diferentes em 77 variações de versões e cores. A empresa cresceu 17% em 2018, acompanhando a recuperação do setor de motos, fechando o ano com 78% de participação de mercado.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou