Lançadas no Salão de Milão do ano passado, elas devem chegar ao nosso mercado no segundo semestre

Lançadas no Salão de Milão em novembro do ano passado, as novas Honda CB650R e CBR650R acabam de ganhar registro de patentes no Brasil. É o que mostra nesta terça-feira (12) a revista do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (imagens abaixo). Amplamente renovadas em relação à gama 650 atual, elas deverão chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre, após a estreia da também atualizada gama 500.

Honda CB 650R e CBR 650R - INPI
Honda CB 650R e CBR 650R - INPI

A principal atração fica por conta do design inspirado nas motos 1000 da Honda: a CB650R adota o estilo Neo Sports Café da CB1000R, enquanto a CBR650R ganhou linhas semelhantes às da CBR1000RR Fireblade. A atualização é mais evidente na naked, pois traz de volta o farol redondo que fez a fama da primeira Hornet. Mas também há mudanças na posição de pilotagem, mais agressiva nos dois casos, e no painel de instrumentos, que passa a ter conta-giros circular em vez de barrinhas e velocímetro com melhor visualização. 

Honda CB650R
Honda CB650R

Na parte técnica, a Honda diz ter alterado o escape, deixando o ronco mais esportivo, e mexido no mapa do motor de forma a entregar mais potência em giros médios e altos. A potência final chegou a 95 cv, contra 88 cv das atuais CB650F e CBR650F. Repare, aliás, que a Honda trocou o F, de fun, para o R, de racing, no nome das novas motos, o que identifica bem o caráter da mudança. Outra novidade fica por conta das suspensões de garfo invertido na dianteira, mais sofisticadas e eficientes em pilotagem esportiva. 

Ainda não há data exata para o lançamento das novas 650 no Brasil, mas a expectativa é que sejam mostradas no segundo semestre. Certamente que elas serão uma das atrações do Salão Duas Rodas, em novembro.

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com 

Galeria: Honda CB650R e CBR650R - TEST