Lançadas no Salão de Milão em novembro do ano passado, as novas Honda CB650R e CBR650R acabam de ganhar registro de patentes no Brasil. É o que mostra nesta terça-feira (12) a revista do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (imagens abaixo). Amplamente renovadas em relação à gama 650 atual, elas deverão chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre, após a estreia da também atualizada gama 500.

Honda CB 650R e CBR 650R - INPI
Honda CB 650R e CBR 650R - INPI

A principal atração fica por conta do design inspirado nas motos 1000 da Honda: a CB650R adota o estilo Neo Sports Café da CB1000R, enquanto a CBR650R ganhou linhas semelhantes às da CBR1000RR Fireblade. A atualização é mais evidente na naked, pois traz de volta o farol redondo que fez a fama da primeira Hornet. Mas também há mudanças na posição de pilotagem, mais agressiva nos dois casos, e no painel de instrumentos, que passa a ter conta-giros circular em vez de barrinhas e velocímetro com melhor visualização. 

Honda CB650R
Honda CB650R

Na parte técnica, a Honda diz ter alterado o escape, deixando o ronco mais esportivo, e mexido no mapa do motor de forma a entregar mais potência em giros médios e altos. A potência final chegou a 95 cv, contra 88 cv das atuais CB650F e CBR650F. Repare, aliás, que a Honda trocou o F, de fun, para o R, de racing, no nome das novas motos, o que identifica bem o caráter da mudança. Outra novidade fica por conta das suspensões de garfo invertido na dianteira, mais sofisticadas e eficientes em pilotagem esportiva. 

Ainda não há data exata para o lançamento das novas 650 no Brasil, mas a expectativa é que sejam mostradas no segundo semestre. Certamente que elas serão uma das atrações do Salão Duas Rodas, em novembro.

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com 

Galeria: Honda CB650R e CBR650R - TEST

Envie seu flagra! flagra@motor1.com