Após a circulação de rumores em meados do mês passado, a Hyundai finalmente confirma nesta semana a apresentação do SUV subcompacto Styx no Salão de Nova York em abril. Descrito como um modelo de nicho com design ousado e personalidade forte, o novo utilitário será posicionado abaixo do Kona nos Estados Unidos e indiretamente terá a missão de substituir o Accent (que sairá de linha por conta do encolhimento do segmento de hatchbacks pequenos). Em outros mercados, como a Índia, atuará um degrau abaixo do Creta, rivalizando diretamente com Suzuki Vitara Brezza, Tata Nexon, Mahindra XUV300 e algumas versões do Ford Ecosport.
No quesito design, a inspiração partirá principalmente dos SUVs maiores lançados recentemente pela Hyundai - leia-se Santa Fé, Palisade e o próprio Kona. A dianteira se destacará pelo conjunto óptico dividido em duas partes e pela gigantesca grade em formato hexagonal. Nas laterais, as colunas serão retas e reforçarão o estilo caixote, com teto plano e caimento acentuado na traseira. As lanternas também terão recorte mais retilíneo e abrigarão apenas as luzes de seta, posição e freio, já que as luzes de ré serão instaladas diretamente no para-choque. O teto poderá ser pintado em diferentes cores, contrastando com a carroceria.
O comprimento ficará em torno dos 4 metros e será estratégico para tornar o preço final mais competitivo, dado o recolhimento reduzido de impostos no mercado indiano. Além disso, não deverá atrapalhar a atuação logo acima do primo Creta (4,27 metros) e, no caso dos EUA, do descolado Kona (4,16 metros). Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado, 1.0 GDI turbo de 120 cv e 1.5 turbodiesel de 117 cv. O câmbio poderá ser manual ou automático, dependendo do mercado.
No Brasil, o lançamento ainda não está confirmado, mas seria interessante para a Hyundai ter um SUV abaixo do Creta, eventualmente substituindo o HB20X e rivalizando diretamente com Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 2.
Fonte: Motor Trend
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia