Detentor dos maiores níveis de crescimento e índices de lucratividade do mercado, o segmento de SUVs tem rendido números animadores para a Ford na Europa. Só no ano passado, a marca comemorou 153.542 unidades emplacadas do Kuga e 111.856 exemplares do Ecosport (este com alta de significativos 78% em relação a 2017). São dados que comprovariam as apostas certeiras nesta categoria não fosse por um modelo especificamente: o Edge. Ao contrário dos primos menores, o crossover derivado do Fusion emplacou apenas 9.527 unidades durante todo o ano de 2017 e recuou consideráveis 41% em relação ao período anterior. O baixo desempenho acendeu um alerta e fez a marca pensar em uma estratégia de substituição.
Conforme relata a agência de notícias Automotive News, a Ford não dará vida longa ao Edge no mercado europeu e deverá substitui-lo dentro de poucos anos. A solução será apostar no lançamento de uma versão alongada do próximo Kuga (SUV do Focus) e posicioná-la no lugar atualmente ocupado pelo Edge. Esta nova variante, provavelmente com sobrenome próprio, terá capacidade para acomodar até 7 passageiros e será um tanto mais refinada que o Kuga convencional de 5 lugares. A estratégia parece certeira, tendo em vista que será baseada em uma fórmula de sucesso e que já se provou bem aceita pelo público, afinal o Kuga, mesmo em fim de vida, supera com facilidade os 150 mil emplacamentos anuais.
Ford finaliza o desenvolvimento dos novos SUVs do Focus (Escape) e do Fiesta (EcoSport) na Europa
Além do Kuga e do Kuga+2, a Ford prepara outras novidades importantes para o segmento de SUVs na Europa. A primeira delas, com apresentação programada para o final do ano, será o sucessor do EcoSport, já flagrado em testes (foto acima, à direita) e que será uma verdadeira ruptura com o carro atual. As demais serão o SUV elétrico derivado do Mustang e o chamado baby Bronco - este com visual e preparação mais voltados ao off-road.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv