A Fiat terá um SUV para chamar de seu, mas isso ainda vai demorar um pouco. Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira (8) em São Paulo, Antonio Filosa, CEO da FCA América Latina, confirmou que o lançamento do primeiro utilitário esportivo nacional da marca será em 2021.
A estratégia de produzir um SUV com a marca Fiat é relativamente recente. O plano anterior feito e executado por Sergio Marchionne, ex-CEO global, colocou a Jeep como a marca responsável pelo segmento de utilitários, em todos os seus níveis, dentro do grupo FCA. Os resultados mostram que foi uma decisão acertada, pois atualmente a Jeep é a marca mais rentável e líder no segmento de SUVs na América Latina. A questão é que concessionários Fiat sempre pediram para participar da festa.
A história começou a mudar em junho de 2018, com a apresentação do novo plano estratégico da FCA, em um dos últimos atos de Marchionne à frente da FCA, quando ficou definido fazer três novos SUVs para a Fiat.
No Salão do Automóvel já tivemos uma prévia de como a Fiat entrará neste segmento. O Fiat Fastback Concept, um dos destaques do evento, foi apresentado com visual muito arrojado, no estilo SUV-cupê, sugerindo a possibilidade de um modelo nos mesmos moldes - o que faria todo sentido, para se diferenciar dos Jeep e investir num segmento que até hoje só tem opções de luxo como Range Rover Velar e BMW X6.
Filosa se mostrou muito empolgado com o visual do novo SUV: "Está maravilhoso". O executivo também explicou que o modelo está com o visual pronto para a aprovação final do board da FCA.
Um modelo que poderia ajudar a Fiat a tapar esse buraco enquanto o novo utilitário esportivo não chega seria o 500X, SUV com estilo do compacto 500 produzido na Itália que também foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo. Sobre ele, Filosa confirmou o interesse de vendê-lo aqui, mas somente com uma condição cambial favorável. "Para ser viável, o euro tem que ficar na casa dos R$ 3,60. Com o euro acima disso não será bom para a Fiat, não será bom para a concessionária, não será bom para o consumidor", finalizou Filosa.
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat