Sedãs compactos em janeiro: em baixa, Cobalt é antítese do Prisma
Segmento cresceu mais de 40% em relação a janeiro do ano passado
O segmento de sedãs compactos segue como um dos mais aquecidos do mercado brasileiro neste começo de 2019. Juntos, os 15 modelos que tiveram pelo menos uma unidade registrada em janeiro emplacaram 30.456 unidades, 40,1% a mais do que no início do ano passado.
Neste cenário de alta, o Cobalt (que em breve dará lugar ao novo Prisma) destoou. Com apenas 928 unidades, o Chevrolet recuou quase 32% sobre 2017 e atingiu o seu recorde negativo desde o início de suas vendas, em dezembro de 2011. Só não foi o lanterna porque o novato Caoa Chery Arrizo 5 (107) e o descontinuado Ford Fiesta Sedan (9) marcaram presença no fim da lista.
Sem sofrer ameaças, o Chevrolet Prisma abriu 2019 com 6.924 unidades, quase 17% de alta no período, e assegurou mais de 22% de participação de mercado com uma vantagem de quase 3,4 mil unidades em relação ao VW Virtus (3.591). Numa briga acirradíssima pelo terceiro lugar, o Ford Ka Sedan venceu o VW Voyage por apenas 40 unidades (2.685 x 2.645) e completou três meses consecutivos no pódio.
Oitavo em dezembro, o Fiat Cronos (2.577) saltou três posições e fechou o top 5. Sem vender tão pouco desde abril de 2013 (967), quando as primeiras unidades foram comercializadas, o Hyundai HB20S venceu o Toyota Yaris Sedan (2.027) na disputa pelo sexto lugar. Após dez meses seguidos superando a barreira das 2 mil unidades, o Versa (1.795) perdeu um pouco de fôlego.
O Fiat Grand Siena (1.664), por sua vez, teve o segundo pior desempenho desde janeiro de 2002, último mês com dados ainda disponibilizados pela Fenabrave. Fechando o top 10, o Honda City foi o escolhido para 1.229 consumidores. Exatas 100 unidades atrás, o Toyota Etios Sedan (1.129) recuou mais de 50% nos últimos 12 meses. Às vésperas da reestilização prevista ainda para este semestre, o Renault Logan (1.078) teve o seu terceiro pior desempenho mensal desde fevereiro de 2013.
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/19 |
DEZ/18 |
JAN/18 |
% JAN 19 |
% DEZ 18 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
6924 |
6742 |
5925 |
22,73% |
18,36% |
2,70% |
16,86% |
2º |
VW VIRTUS |
3591 |
4241 |
86 |
11,79% |
11,55% |
-15,33% |
4075,58% |
3º |
FORD KA SEDAN |
2685 |
3560 |
2106 |
8,82% |
9,69% |
-24,58% |
27,49% |
4º |
VW VOYAGE |
2645 |
2677 |
2598 |
8,68% |
7,29% |
-1,20% |
1,81% |
5º |
FIAT CRONOS |
2577 |
2649 |
34 |
8,46% |
7,21% |
-2,72% |
7479,41% |
6º |
HYUNDAI HB20S |
2068 |
2717 |
2652 |
6,79% |
7,40% |
-23,89% |
-22,02% |
7º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2027 |
3128 |
0 |
6,66% |
8,52% |
-35,20% |
- |
8º |
NISSAN VERSA |
1795 |
2759 |
1683 |
5,89% |
7,51% |
-34,94% |
6,65% |
9º |
FIAT GRAND SIENA |
1664 |
1704 |
1631 |
5,46% |
4,64% |
-2,35% |
2,02% |
10º |
HONDA CITY |
1229 |
1515 |
366 |
4,04% |
4,13% |
-18,88% |
235,79% |
11º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1129 |
1048 |
2287 |
3,71% |
2,85% |
7,73% |
-50,63% |
12º |
RENAULT LOGAN |
1078 |
1435 |
848 |
3,54% |
3,91% |
-24,88% |
27,12% |
13º |
CHEVROLET COBALT |
928 |
2477 |
1356 |
3,05% |
6,74% |
-62,54% |
-31,56% |
14º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
107 |
66 |
0 |
0,35% |
0,18% |
62,12% |
- |
15º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
9 |
8 |
161 |
0,03% |
0,02% |
12,50% |
-94,41% |
|
|
30456 |
36726 |
21733 |
100,00% |
100,00% |
-17,07% |
40,14% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
Galeria: Chevrolet Cobalt 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia