Novo VW Jetta GLI: enfim a esperada versão com motor 2.0 turbo
Além do motor de 230 cv, sedã recebeu suspensão multilink e freios do Golf R
Foi uma longa espera. As primeiras informações sobre o Volkswagen Jetta GLI, a versão esportiva com motor 2.0 turbo, apareceram em outubro de 2017. Desde então, vimos dezenas de flagras, alguns com muita camuflagem, outros com o carro totalmente limpo. Esta versão surge como o Golf GTI com porta-malas, agora revelado oficialmente no Salão de Chicago, antecipando o motor 2.0 TSI do Jetta vendido no Brasil, com 230 cv.
Por fora, o GLI utiliza bastante preto e vermelho no acabamento, da mesma forma que o Golf GTI, mas também mexe de leve nos para-choques. Tem um pequeno spoiler no porta-malas e saídas duplas de escapamento redondas, ao invés de usar peças trapezoidais. A cara invocada do GLI traz uma grade colmeia preta, faróis de LED de série, rodas de 18" com design exclusivo e freios do Golf R.
Falando em performance, o GLI é mais do que freios com pinças vermelhas e acabamento preto. O diferencial blocante nas rodas dianteiras ajuda nas curvas, enquanto a traseira recebeu suspensão independente multilink no lugar do eixo de torção usado no modelo 1.4 TSI. Isso ajudará o GLI a apresentar um desempenho mais esportivo. O grande destaque fica por conta do motor 2.0 turbo de quatro cilindros sob o capô, o mesmo usado no Golf GTI, com 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
Para controlar esta potência, a Volkswagen oferece duas escolhas. Ele pode vir do jeito que os puristas gostam, com câmbio manual de 6 marchas. Ou, para quem não quiser trabalho, há o DSG de dupla embreagem e 7 marchas, que também adiciona o sistema start-stop para melhorar a economia de combustível.
Galeria: Volkswagen Jetta GLI 2019
Por dentro, o GLI é, na prática, um Jetta bem equipado. O interior preto é pontuado pelos detalhes e costuras vermelhas e bancos de couro. De série, vem com bancos aquecidos, ar-condicionado automático, faróis automáticos, iluminação interna ajustável com 10 cores, sensor de chuva e chave presencial. Ainda traz um seletor de modo de condução com quatro opções, incluindo uma personalizável, permitindo que o motorista defina suas preferências para itens como a resposta do acelerador.
Por mais interessante que isso pareça, o Jetta GLI ainda não será a versão mais quente do sedã. A Volkswagen planeja lançar um modelo de aniversário de 35 anos do modelo, recebendo sistema de amortecedores adaptativos e um quinto modo de condução. Ele ainda terá rodas especiais e mais alguns detalhes exclusivos de acabamento, além do óbvio emblema comemorativo.
Nos EUA, o Volkswagen Jetta GLI deve começar a ser vendido em março, com preços ainda não revelados. No Brasil, o grande mistério é se a fabricante irá oferecer o Jetta com motor 2.0 TSI nesta versão esportiva, ajudando a separar do restante da linha com motor 1.4 TSI de 150 cv; ou se seguirá a estratégia usada até agora, equipando a versão Highline com o motor de 230 cv, mas sem o visual invocado.
Fotos: Volkswagen
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