A Volkswagen sabe que um consumidor precisa satisfazer toda sua necessidade de informação sobre um carro para concluir a compra. Por isso, mais do que apenas um apoio para vendas, a marca alemã inicia agora a implantação da chamada concessionária digital no Brasil.
Além de possibilitar o atendimento ao consumidor de formas flexíveis, também permite mostrar todo o seu portfólio em espaços mais compactos, como as novas lojas mais enxutas (a partir de 90 m²) ou uma pop-up store dentro de um shopping center, por exemplo.
Apresentada no Salão do Automóvel, a experiência foi colocada como projeto piloto em 10 unidades para otimização do processo. Com o uso de um supercomputador e uma tela sensível ao toque de 55 polegadas com alta definição, o cliente pode configurar e ver em detalhes cada item do modelo selecionado em sua respectiva versão.
A experiência fica ainda mais completa por meio dos óculos de Realidade Virtual, pelo qual os clientes podem "entrar" em todos os veículos da gama VW. Em uma apresentação que contou com a presença de Pablo Di Si, Presidente da Volkswagen América Latina, Motor1.com experimentou o funcionamento da plataforma. Na tela, o grande desafio foi entregar um sistema tão rápido quanto um aplicativo de um smartphone top de linha, com imagens em altíssima resolução e totalmente detalhadas. Seu uso é bem intuitivo e o cliente consegue também analisar o interior, cor da pintura externa e visual com rodas diferentes, entre outras configurações.
Na prática, o sistema é muito eficiente, pois mesmo nas lojas maiores dificilmente um cliente encontrará todas as opções possíveis de um modelo (falando em termos de cores, versões e pacotes de acabamento) disponível fisicamente para observação.
Já o uso dos óculos de Realidade Virtual leva a experiência para outro nível. Ao usá-lo, o cliente entra em uma garagem virtual e consegue visualizar toda a gama praticamente em tamanho real. Assim que se escolhe um dos carros, é possível "andar" em volta dele e entrar para observar o espaço interno, cor dos revestimentos e acessar os seus recursos. Em nosso experimento, foi possível entrar em um Jetta, ver a dimensão do teto solar panorâmico e até mudar a cor ambiente. No Polo, na mesma experiência, a montadora oferece ainda mais itens para visualização, como detalhes do painel digital, da central multimídia e demais recursos do carro.
"A partir do primeiro trimestre de 2019, diversas lojas em toda a América Latina estarão equipadas com ferramentas digitais inovadoras que permitirão vivenciar uma nova experiência com a marca VW. Até o final de 2019, cerca de 100 pontos de venda da marca no Brasil já deverão contar com essa tecnologia.”, afirmou Pablo Di Si.
O executivo também destacou o nascimento do novo padrão de concessionárias mais compactas, com área a partir de 90 m², que aliada com a nova plataforma digital, facilitará a presença da Volkswagen nas regiões mais nobres e altamente valorizadas. Além disso, os novos concessionários também poderão escolher se a loja será exclusiva para vendas de veículos, oficina de reparos ou se agregará todos os serviços.
As concessionárias VW ainda ganharão espaços de convivência com sofás, mesas em estilo bistrô e bancadas onde o cliente poderá conversar, carregar seu celular e usar o notebook (com inspiração no estilo coworking) enquanto aguarda por um serviço.
Fotos: Motor1.com e divulgação
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