Após comemorar em 2017 o seu resultado mais forte em uma década, a Europa registrou uma mínima retração nas vendas de veículos novos. As 15.624.486 unidades comercializadas em 2018 nos 27 países da União Europeia, além de Noruega, Islândia e Suíça, representaram uma baixa inferior a 1%. O reflexo do Brexit no Reino Unido e o impacto do WLTP, especialmente na Alemanha, foram os grandes responsáveis.
Entre as montadoras, a Volkswagen (1.752.162) cresceu quase 3% e ampliou a vantagem sobre a Renault (1.105.778), com a Ford (994.397) completando o pódio. Na disputa pelo quarto lugar, a Peugeot (971.437) tomou o lugar da Opel/Vauxhall (884.412). Sexta, a Mercedes-Benz (871.221) foi a premium nº 1 pelo terceiro ano em sequência.
Com retração de quase 10%, a Fiat (711.285) ficou fora do top 10. Audi (724.168) e Nissan (493.862), ambas com quedas superiores a 12%, foram as grandes derrotadas do ano. No lado oposto, Dacia (528.249) e Seat (452.372) foram as únicas do top 20 a crescerem na casa dos dois dígitos, ambas acima dos 12%.
Na disputa entre modelos, o Golf (502.752) se manteve soberano. Mesmo em baixa de quase 10%, de acordo com a consultoria focus2move, o representante da VW completou onze anos seguidos no topo - a última vez em que um modelo diferente liderou a disputa foi em 2007, com o Peugeot 207. Nos últimos 36 anos, aliás, esta foi a 31ª vez em que ele foi o nº 1. Apesar disso, este foi o seu pior resultado anual desde 2012.
Em seu último ano completo com a geração atual – a nova acaba de ter imagens reveladas – o Renault Clio (365.508) se manteve estável na segunda posição, seguido por um VW Polo (313.449) que registrou acréscimo superior a 5%. Com nova geração no mercado, o Ford Fiesta (274.455) também cresceu (+4,9%).
Um dos grandes destaques de 2018 foi o Tiguan. Impulsionado pela chegada da versão de 7 lugares, o VW foi o preferido por 258.491 consumidores e assegurou o seu primeiro top 5 no continente, desbancando o Nissan Qashqai (252.705) de uma liderança entre os SUVs / crossovers que já durava alguns anos. Ambos em baixa, Skoda Octavia (240.645) e Peugeot 208 (235.357) vieram em seguida.
Quem teve um ano para comemorar foi a Dacia. Além de ver o Duster (192.194) em 17º e com uma das maiores evoluções do ranking (+15,3%), a marca romena ainda emplacou o Sandero (225.261) pela primeira vez no top 10 do Velho Continente. Em seu primeiro ano completo, o VW T-Roc (134.269) já superou o Toyota C-HR (133.491).
Outro destaque do ano passado foi o bom resultado do Ford Ecosport, que ultrapassou a barreira das 100 mil unidades vendidas (101.921) e deixou para trás modelos mais baratos e já consolidados por lá, como o VW up! (98.867). Entre os representantes premium, a Mercedes emplacou os dois preferidos: Classe C (159.492) e Classe A (155.891).
POS. |
MODELO |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
VW GOLF |
502.752 |
551.282 |
-8,8% |
3,2% |
2 |
RENAULT CLIO |
365.508 |
368.242 |
-0,7% |
2,3% |
3 |
VW POLO |
313.449 |
297.690 |
5,3% |
2,0% |
4 |
FORD FIESTA |
274.455 |
261.551 |
4,9% |
1,8% |
5 |
VW TIGUAN |
258.491 |
246.620 |
4,8% |
1,7% |
6 |
NISSAN QASHQAI |
252.705 |
271.620 |
-7,0% |
1,6% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
240.645 |
242.958 |
-1,0% |
1,5% |
8 |
PEUGEOT 208 |
235.357 |
248.237 |
-5,2% |
1,5% |
9 |
DACIA SANDERO |
225.261 |
217.246 |
3,7% |
1,4% |
10 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
222.953 |
241.595 |
-7,7% |
1,4% |
11 |
CITROËN C3 |
222.686 |
212.037 |
5,0% |
1,4% |
12 |
RENAULT CAPTUR |
215.786 |
218.766 |
-1,4% |
1,4% |
13 |
TOYOTA YARIS |
214.499 |
202.124 |
6,1% |
1,4% |
14 |
PEUGEOT 3008 |
210.088 |
175.864 |
19,5% |
1,3% |
15 |
FORD FOCUS |
210.083 |
238.409 |
-11,9% |
1,3% |
16 |
VW PASSAT |
193.049 |
210.866 |
-8,4% |
1,2% |
17 |
DACIA DUSTER |
192.194 |
166.683 |
15,3% |
1,2% |
18 |
PEUGEOT 2008 |
179.742 |
182.554 |
-1,5% |
1,2% |
19 |
SKODA FABIA |
177.979 |
184.902 |
-3,7% |
1,1% |
20 |
RENAULT MÉGANE |
176.276 |
212.045 |
-16,9% |
1,1% |
21 |
FIAT PANDA |
173.152 |
190.306 |
-9,0% |
1,1% |
22 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
168.070 |
241.468 |
-30,4% |
1,1% |
23 |
FIAT 500 |
162.604 |
176.184 |
-7,7% |
1,0% |
24 |
FORD KUGA |
160.020 |
157.817 |
1,4% |
1,0% |
25 |
MERCEDES CLASSE C |
159.492 |
184.557 |
-13,6% |
1,0% |
26 |
PEUGEOT 308 |
158.292 |
161.397 |
-1,9% |
1,0% |
27 |
MERCEDES CLASSE A |
155.891 |
145.629 |
7,0% |
1,0% |
28 |
AUDI A3 |
150.185 |
175.581 |
-14,5% |
1,0% |
29 |
SEAT LEON |
149.319 |
156.571 |
-4,6% |
1,0% |
30 |
HYUNDAI TUCSON |
144.393 |
161.237 |
-10,4% |
0,9% |
31 |
BMW SÉRIE 1 |
136.115 |
141.157 |
-3,6% |
0,9% |
32 |
VW T-ROC |
134.269 |
5.172 |
2496,1% |
0,9% |
33 |
TOYOTA C-HR |
133.491 |
115.351 |
15,7% |
0,9% |
34 |
MINI |
129.917 |
130.728 |
-0,6% |
0,8% |
35 |
AUDI A4 |
129.744 |
151.075 |
-14,1% |
0,8% |
36 |
KIA SPORTAGE |
126.782 |
136.191 |
-6,9% |
0,8% |
37 |
MERCEDES CLASSE E |
121.460 |
131.023 |
-7,3% |
0,8% |
38 |
TOYOTA AURIS |
115.745 |
119.165 |
-2,9% |
0,7% |
39 |
MERCEDES GLC |
114.201 |
106.038 |
7,7% |
0,7% |
40 |
BMW X1 |
113.532 |
121.284 |
-6,4% |
0,7% |
41 |
BMW SÉRIE 3 |
113.439 |
124.439 |
-8,8% |
0,7% |
42 |
RENAULT KADJAR |
110.334 |
121.537 |
-9,2% |
0,7% |
43 |
SEAT IBIZA |
108.387 |
123.515 |
-12,2% |
0,7% |
44 |
HYUNDAI I20 |
106.271 |
122.935 |
-13,6% |
0,7% |
45 |
FIAT TIPO |
106.270 |
126.180 |
-15,8% |
0,7% |
46 |
BMW SÉRIE 5 |
105.803 |
114.247 |
-7,4% |
0,7% |
47 |
FIAT 500X |
103.176 |
94.083 |
9,7% |
0,7% |
48 |
FORD ECOSPORT |
101.921 |
65.425 |
55,8% |
0,7% |
49 |
VW UP! |
98.867 |
101.885 |
-3,0% |
0,6% |
50 |
OPEL CROSSLAND X |
95.869 |
40.877 |
134,5% |
0,6% |
POS. |
MARCA |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
VOLKSWAGEN |
1.752.162 |
1.706.431 |
2,7% |
11,2% |
2 |
RENAULT |
1.105.778 |
1.150.686 |
-3,9% |
7,1% |
3 |
FORD |
994.397 |
1.018.436 |
-2,4% |
6,4% |
4 |
PEUGEOT |
971.437 |
924.953 |
5,0% |
6,2% |
5 |
OPEL/VAUXHALL |
884.412 |
941.269 |
-6,0% |
5,7% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
871.221 |
893.574 |
-2,5% |
5,6% |
7 |
BMW |
815.179 |
827.755 |
-1,5% |
5,2% |
8 |
SKODA |
729.224 |
705.232 |
3,4% |
4,7% |
9 |
AUDI |
724.168 |
826.394 |
-12,4% |
4,6% |
10 |
TOYOTA |
713.374 |
686.757 |
3,9% |
4,6% |
11 |
FIAT |
711.285 |
779.522 |
-8,8% |
4,6% |
12 |
CITROËN |
598.254 |
569.822 |
5,0% |
3,8% |
13 |
HYUNDAI |
543.292 |
523.047 |
3,9% |
3,5% |
14 |
DACIA |
528.249 |
472.816 |
11,7% |
3,4% |
15 |
KIA |
494.304 |
472.125 |
4,7% |
3,2% |
16 |
NISSAN |
493.862 |
566.516 |
-12,8% |
3,2% |
17 |
SEAT |
452.372 |
401.028 |
12,8% |
2,9% |
18 |
VOLVO |
320.071 |
301.603 |
6,1% |
2,0% |
19 |
SUZUKI |
249.103 |
244.877 |
1,7% |
1,6% |
20 |
MAZDA |
232.983 |
231.925 |
0,5% |
1,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
15.624.486 |
15.630.555 |
0,0% |
|
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça; e
- Resultados de modelos incluem, além de vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça, também outros países do leste europeu, como Rússia, Turquia e Ucrânia
Fontes: JATO / ACEA / focus2move / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal