Vendas na Europa em 2018: Mesmo em queda, VW Golf segue líder
Entre os 10 primeiros, dois SUVs
Após comemorar em 2017 o seu resultado mais forte em uma década, a Europa registrou uma mínima retração nas vendas de veículos novos. As 15.624.486 unidades comercializadas em 2018 nos 27 países da União Europeia, além de Noruega, Islândia e Suíça, representaram uma baixa inferior a 1%. O reflexo do Brexit no Reino Unido e o impacto do WLTP, especialmente na Alemanha, foram os grandes responsáveis.
Entre as montadoras, a Volkswagen (1.752.162) cresceu quase 3% e ampliou a vantagem sobre a Renault (1.105.778), com a Ford (994.397) completando o pódio. Na disputa pelo quarto lugar, a Peugeot (971.437) tomou o lugar da Opel/Vauxhall (884.412). Sexta, a Mercedes-Benz (871.221) foi a premium nº 1 pelo terceiro ano em sequência.
Com retração de quase 10%, a Fiat (711.285) ficou fora do top 10. Audi (724.168) e Nissan (493.862), ambas com quedas superiores a 12%, foram as grandes derrotadas do ano. No lado oposto, Dacia (528.249) e Seat (452.372) foram as únicas do top 20 a crescerem na casa dos dois dígitos, ambas acima dos 12%.
Na disputa entre modelos, o Golf (502.752) se manteve soberano. Mesmo em baixa de quase 10%, de acordo com a consultoria focus2move, o representante da VW completou onze anos seguidos no topo - a última vez em que um modelo diferente liderou a disputa foi em 2007, com o Peugeot 207. Nos últimos 36 anos, aliás, esta foi a 31ª vez em que ele foi o nº 1. Apesar disso, este foi o seu pior resultado anual desde 2012.
Em seu último ano completo com a geração atual – a nova acaba de ter imagens reveladas – o Renault Clio (365.508) se manteve estável na segunda posição, seguido por um VW Polo (313.449) que registrou acréscimo superior a 5%. Com nova geração no mercado, o Ford Fiesta (274.455) também cresceu (+4,9%).
Um dos grandes destaques de 2018 foi o Tiguan. Impulsionado pela chegada da versão de 7 lugares, o VW foi o preferido por 258.491 consumidores e assegurou o seu primeiro top 5 no continente, desbancando o Nissan Qashqai (252.705) de uma liderança entre os SUVs / crossovers que já durava alguns anos. Ambos em baixa, Skoda Octavia (240.645) e Peugeot 208 (235.357) vieram em seguida.
Quem teve um ano para comemorar foi a Dacia. Além de ver o Duster (192.194) em 17º e com uma das maiores evoluções do ranking (+15,3%), a marca romena ainda emplacou o Sandero (225.261) pela primeira vez no top 10 do Velho Continente. Em seu primeiro ano completo, o VW T-Roc (134.269) já superou o Toyota C-HR (133.491).
Outro destaque do ano passado foi o bom resultado do Ford Ecosport, que ultrapassou a barreira das 100 mil unidades vendidas (101.921) e deixou para trás modelos mais baratos e já consolidados por lá, como o VW up! (98.867). Entre os representantes premium, a Mercedes emplacou os dois preferidos: Classe C (159.492) e Classe A (155.891).
POS. |
MODELO |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
VW GOLF |
502.752 |
551.282 |
-8,8% |
3,2% |
2 |
RENAULT CLIO |
365.508 |
368.242 |
-0,7% |
2,3% |
3 |
VW POLO |
313.449 |
297.690 |
5,3% |
2,0% |
4 |
FORD FIESTA |
274.455 |
261.551 |
4,9% |
1,8% |
5 |
VW TIGUAN |
258.491 |
246.620 |
4,8% |
1,7% |
6 |
NISSAN QASHQAI |
252.705 |
271.620 |
-7,0% |
1,6% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
240.645 |
242.958 |
-1,0% |
1,5% |
8 |
PEUGEOT 208 |
235.357 |
248.237 |
-5,2% |
1,5% |
9 |
DACIA SANDERO |
225.261 |
217.246 |
3,7% |
1,4% |
10 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
222.953 |
241.595 |
-7,7% |
1,4% |
11 |
CITROËN C3 |
222.686 |
212.037 |
5,0% |
1,4% |
12 |
RENAULT CAPTUR |
215.786 |
218.766 |
-1,4% |
1,4% |
13 |
TOYOTA YARIS |
214.499 |
202.124 |
6,1% |
1,4% |
14 |
PEUGEOT 3008 |
210.088 |
175.864 |
19,5% |
1,3% |
15 |
FORD FOCUS |
210.083 |
238.409 |
-11,9% |
1,3% |
16 |
VW PASSAT |
193.049 |
210.866 |
-8,4% |
1,2% |
17 |
DACIA DUSTER |
192.194 |
166.683 |
15,3% |
1,2% |
18 |
PEUGEOT 2008 |
179.742 |
182.554 |
-1,5% |
1,2% |
19 |
SKODA FABIA |
177.979 |
184.902 |
-3,7% |
1,1% |
20 |
RENAULT MÉGANE |
176.276 |
212.045 |
-16,9% |
1,1% |
21 |
FIAT PANDA |
173.152 |
190.306 |
-9,0% |
1,1% |
22 |
OPEL/VAUXHALL ASTRA |
168.070 |
241.468 |
-30,4% |
1,1% |
23 |
FIAT 500 |
162.604 |
176.184 |
-7,7% |
1,0% |
24 |
FORD KUGA |
160.020 |
157.817 |
1,4% |
1,0% |
25 |
MERCEDES CLASSE C |
159.492 |
184.557 |
-13,6% |
1,0% |
26 |
PEUGEOT 308 |
158.292 |
161.397 |
-1,9% |
1,0% |
27 |
MERCEDES CLASSE A |
155.891 |
145.629 |
7,0% |
1,0% |
28 |
AUDI A3 |
150.185 |
175.581 |
-14,5% |
1,0% |
29 |
SEAT LEON |
149.319 |
156.571 |
-4,6% |
1,0% |
30 |
HYUNDAI TUCSON |
144.393 |
161.237 |
-10,4% |
0,9% |
31 |
BMW SÉRIE 1 |
136.115 |
141.157 |
-3,6% |
0,9% |
32 |
VW T-ROC |
134.269 |
5.172 |
2496,1% |
0,9% |
33 |
TOYOTA C-HR |
133.491 |
115.351 |
15,7% |
0,9% |
34 |
MINI |
129.917 |
130.728 |
-0,6% |
0,8% |
35 |
AUDI A4 |
129.744 |
151.075 |
-14,1% |
0,8% |
36 |
KIA SPORTAGE |
126.782 |
136.191 |
-6,9% |
0,8% |
37 |
MERCEDES CLASSE E |
121.460 |
131.023 |
-7,3% |
0,8% |
38 |
TOYOTA AURIS |
115.745 |
119.165 |
-2,9% |
0,7% |
39 |
MERCEDES GLC |
114.201 |
106.038 |
7,7% |
0,7% |
40 |
BMW X1 |
113.532 |
121.284 |
-6,4% |
0,7% |
41 |
BMW SÉRIE 3 |
113.439 |
124.439 |
-8,8% |
0,7% |
42 |
RENAULT KADJAR |
110.334 |
121.537 |
-9,2% |
0,7% |
43 |
SEAT IBIZA |
108.387 |
123.515 |
-12,2% |
0,7% |
44 |
HYUNDAI I20 |
106.271 |
122.935 |
-13,6% |
0,7% |
45 |
FIAT TIPO |
106.270 |
126.180 |
-15,8% |
0,7% |
46 |
BMW SÉRIE 5 |
105.803 |
114.247 |
-7,4% |
0,7% |
47 |
FIAT 500X |
103.176 |
94.083 |
9,7% |
0,7% |
48 |
FORD ECOSPORT |
101.921 |
65.425 |
55,8% |
0,7% |
49 |
VW UP! |
98.867 |
101.885 |
-3,0% |
0,6% |
50 |
OPEL CROSSLAND X |
95.869 |
40.877 |
134,5% |
0,6% |
POS. |
MARCA |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
VOLKSWAGEN |
1.752.162 |
1.706.431 |
2,7% |
11,2% |
2 |
RENAULT |
1.105.778 |
1.150.686 |
-3,9% |
7,1% |
3 |
FORD |
994.397 |
1.018.436 |
-2,4% |
6,4% |
4 |
PEUGEOT |
971.437 |
924.953 |
5,0% |
6,2% |
5 |
OPEL/VAUXHALL |
884.412 |
941.269 |
-6,0% |
5,7% |
6 |
MERCEDES-BENZ |
871.221 |
893.574 |
-2,5% |
5,6% |
7 |
BMW |
815.179 |
827.755 |
-1,5% |
5,2% |
8 |
SKODA |
729.224 |
705.232 |
3,4% |
4,7% |
9 |
AUDI |
724.168 |
826.394 |
-12,4% |
4,6% |
10 |
TOYOTA |
713.374 |
686.757 |
3,9% |
4,6% |
11 |
FIAT |
711.285 |
779.522 |
-8,8% |
4,6% |
12 |
CITROËN |
598.254 |
569.822 |
5,0% |
3,8% |
13 |
HYUNDAI |
543.292 |
523.047 |
3,9% |
3,5% |
14 |
DACIA |
528.249 |
472.816 |
11,7% |
3,4% |
15 |
KIA |
494.304 |
472.125 |
4,7% |
3,2% |
16 |
NISSAN |
493.862 |
566.516 |
-12,8% |
3,2% |
17 |
SEAT |
452.372 |
401.028 |
12,8% |
2,9% |
18 |
VOLVO |
320.071 |
301.603 |
6,1% |
2,0% |
19 |
SUZUKI |
249.103 |
244.877 |
1,7% |
1,6% |
20 |
MAZDA |
232.983 |
231.925 |
0,5% |
1,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
15.624.486 |
15.630.555 |
0,0% |
|
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça; e
- Resultados de modelos incluem, além de vendas dos 27 países da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça, também outros países do leste europeu, como Rússia, Turquia e Ucrânia
Fontes: JATO / ACEA / focus2move / Best Selling Cars Blog
Galeria: VW Golf R 2019 - Color Spektrum Program
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena