Especulado desde o final do ano passado, o encerramento das operações da Fiat na Índia deverá acontecer bem mais cedo do que se imaginava. De acordo com a imprensa local, a saída que até então estava programada para os próximos dois anos foi antecipada e deverá acontecer efetivamente ainda neste ano, sem qualquer previsão de retorno. A debandada tem relação direta com a tentativa frustrada da FCA de firmar a Fiat como uma marca realmente competitiva no país. Para efeito de comparação, as vendas dos dois únicos modelos ofertados por lá (Punto e Linea) mal chegaram a 100 unidades no acumulado de 12 meses - cifras que definitivamente inviabilizam a continuidade das operações.
Considerada equivocada por muitos especialistas, a estratégia inicial adotada girava unicamente em torno da plataforma do compacto Punto, justamente quando o mercado desejava SUVs e crossovers. A marca até tentou contornar a situação lançando versões específicas e com visual diferenciado, como as configurações Urban Cross, Avventura e Abarth, mas os efeitos práticos foram quase nulos. O mesmo vale para o sedã Linea, que atualmente é vendido em versão única, mas a preços pouco atrativos tendo em vista que excede os 4 metros de comprimento e acaba pagando impostos extras.
Além disso, pesa contra a Fiat o endurecimento das regras anti-poluição locais, que passarão a ter novos padrões de emissões a partir de 2020. Com isso, a marca deixará de ser uma das principais fornecedoras de motores a diesel do país, encerrando contratos com empresas como Suzuki e Tata. Optar por uma renovação da linha de motores não é financeiramente viável e investir no lançamento de novos modelos também é uma saída já descartada. Seriam necessários pelo menos US$ 600 milhões em investimentos inicias e não haveria qualquer garantia de retorno. Trocar Punto e Linea por Argo e Cronos, desenvolvidos no Brasil, também sairia muito caro.
Com a saída da Fiat, a ideia da FCA é concentrar todos os esforços na Jeep, que vem conquistando desempenho animador e registrando vendas recordes principalmente graças ao Compass.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Comparativo JAC Hunter vs. Fiat Titano: pelo custo a todo custo
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Fiat Mobi 2025 fica até R$ 11.000 mais barato em promoção
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca