O ano de 2018 não foi como o esperado para os alemães. Após comemorarem em 2017 os números mais expressivos desde 2009, os 3.435.778 veículos novos comercializados no maior mercado da Europa representaram uma queda de 0,2%. O resultado só não foi pior porque as vendas no 1ª semestre foram positivas. Apesar disso, este foi o segundo melhor ano nesta década.
Mesmo afetada após setembro pelo WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, a Volkswagen (643.518) conseguiu registrar um acréscimo de 1,5% no período. Já a vice-líder Mercedes-Benz (319.163) perdeu 2,2% de seus compradores.
A Audi (255.300), por sua vez foi o destaque negativo do top 10: com a maior retração (-10%), a marca perdeu lugar no pódio para a BMW (265.051). Nenhuma, no entanto, teve prejuízo tão grande quanto a Nissan. Apenas em 20º, a japonesa viu sumirem 26% de seus clientes.
Na disputa entre modelos, o Golf (211.512) por muito pouco não vendeu mais do que os três rivais mais próximos somados. Este foi o 38º ano consecutivo em que o VW não teve concorrência – a última vez em que o representante da marca não foi o preferido foi em 1980, quando o Mercedes W123 esteve no topo. Contando desde 1975, já são 43 anos à frente.
A VW, aliás, emplacou os quatro mais vendidos pela 1ª vez na história, com destaque para o recorde do Tiguan (74.749), vice-líder após sete anos seguidos com o Passat (70.007) ocupando a posição. Impulsionado pela nova geração, o Polo (70.488) completou o pódio com o maior avanço do top 10 (+15%) – no ano anterior, o modelo havia sido o quinto.
Apesar da retração de quase 9%, o Mercedes Classe C (62.784) completou cinco anos ininterruptos como o melhor “não VW” da lista. Sexto em 2017, o Audi A4 (53.340) perdeu fôlego e foi superado pelo Skoda Octavia (58.444). Com ótimo resultado nos últimos meses, o Mini (50.494) conquistou seu 1º top 10. À frente do britânico, o Mercedes Classe E (51.175) subiu uma posição em relação a 2017.
Com nova geração bem aceita pelo mercado, o Ford Focus (49.279) fechou as dez primeiras posições em alta (+8,6%). 11º, o Corsa (47.848) foi o melhor representante da Opel. Na BMW, o Série 1 (44.143) foi o preferido, mas numa modesta 16ª colocação.
Em seu primeiro ano completo, o VW T-Roc (35.299) por muito pouco não desalojou o VW up! (35.401) do top 25. 34º, o Sandero (25.109) merece uma menção ao ter sido o quinto colocado nas vendas privadas. A Dacia ainda viu o Duster (22.664) crescer mais de 40% e vender mais do que o Nissan Qashqai (22.143), SUV nº 1 na Europa.
POS. |
MODELO |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
VW GOLF |
211.512 |
228.227 |
-7,3% |
6,2% |
2 |
VW TIGUAN |
74.749 |
71.437 |
4,6% |
2,2% |
3 |
VW POLO |
70.488 |
61.378 |
14,8% |
2,1% |
4 |
VW PASSAT |
70.007 |
72.430 |
-3,3% |
2,0% |
5 |
MERCEDES CLASSE C |
62.784 |
68.584 |
-8,5% |
1,8% |
6 |
SKODA OCTAVIA |
58.444 |
59.147 |
-1,2% |
1,7% |
7 |
AUDI A4 |
53.340 |
59.469 |
-10,3% |
1,6% |
8 |
MERCEDES CLASSE E |
51.175 |
53.444 |
-4,2% |
1,5% |
9 |
MINI |
50.494 |
46.705 |
8,1% |
1,5% |
10 |
FORD FOCUS |
49.279 |
45.391 |
8,6% |
1,4% |
11 |
OPEL CORSA |
47.848 |
51.349 |
-6,8% |
1,4% |
12 |
FORD FIESTA |
47.224 |
41.750 |
13,1% |
1,4% |
13 |
OPEL ASTRA |
45.932 |
56.327 |
-18,5% |
1,3% |
14 |
AUDI A3 |
45.901 |
49.820 |
-7,9% |
1,3% |
15 |
SKODA FABIA |
44.900 |
49.917 |
-10,1% |
1,3% |
16 |
BMW SÉRIE 1 |
44.143 |
45.699 |
-3,4% |
1,3% |
17 |
SEAT LEON |
43.045 |
44.946 |
-4,2% |
1,3% |
18 |
VW TOURAN |
42.623 |
52.182 |
-18,3% |
1,2% |
19 |
BMW SÉRIE 5 |
42.358 |
42.840 |
-1,1% |
1,2% |
20 |
FORD KUGA |
42.276 |
37.962 |
11,4% |
1,2% |
21 |
MERCEDES GLC / GLK |
40.438 |
39.397 |
2,6% |
1,2% |
22 |
VW TRANSPORTER |
39.433 |
39.390 |
0,1% |
1,1% |
23 |
BMW SÉRIE 2 |
38.189 |
41.144 |
-7,2% |
1,1% |
24 |
AUDI A6 |
37.170 |
38.856 |
-4,3% |
1,1% |
25 |
VW UP |
35.401 |
36.685 |
-3,5% |
1,0% |
26 |
VW T-ROC |
35.299 |
1.851 |
1807,0% |
1,0% |
27 |
MERCEDES CLASSE A |
35.252 |
29.257 |
20,5% |
1,0% |
28 |
BMW SÉRIE 3 |
34.514 |
38.343 |
-10,0% |
1,0% |
29 |
FIAT 500 |
31.590 |
29.836 |
5,9% |
0,9% |
30 |
BMW X1 |
31.521 |
35.016 |
-10,0% |
0,9% |
31 |
VW CADDY |
30.905 |
32.934 |
-6,2% |
0,9% |
32 |
FIAT DUCATO |
29.171 |
26.456 |
10,3% |
0,8% |
33 |
SMART FORTWO |
27.405 |
25.818 |
6,1% |
0,8% |
34 |
DACIA SANDERO |
25.109 |
23.993 |
4,7% |
0,7% |
35 |
MERCEDES CLASSE B |
24.848 |
25.857 |
-3,9% |
0,7% |
36 |
OPEL INSIGNIA |
24.755 |
24.334 |
1,7% |
0,7% |
37 |
HYUNDAI TUCSON |
24.055 |
23.645 |
1,7% |
0,7% |
38 |
TOYOTA YARIS |
23.914 |
20.737 |
15,3% |
0,7% |
39 |
RENAULT CAPTUR |
23.834 |
23.700 |
0,6% |
0,7% |
40 |
RENAULT CLIO |
23.575 |
23.340 |
1,0% |
0,7% |
41 |
OPEL MOKKA |
22.790 |
35.631 |
-36,0% |
0,7% |
42 |
DACIA DUSTER |
22.664 |
15.765 |
43,8% |
0,7% |
43 |
HYUNDAI I20 |
22.559 |
22.209 |
1,6% |
0,7% |
44 |
OPEL ADAM |
22.297 |
22.817 |
-2,3% |
0,6% |
45 |
OPEL CROSSLAND X |
22.217 |
11.715 |
89,6% |
0,6% |
46 |
NISSAN QASHQAI |
22.143 |
26.682 |
-17,0% |
0,6% |
47 |
SEAT ARONA |
22.053 |
910 |
2323,4% |
0,6% |
48 |
HYUNDAI I30 |
22.044 |
22.460 |
-1,9% |
0,6% |
49 |
CITROËN C3 |
21.844 |
16.365 |
33,5% |
0,6% |
50 |
FORD ECOSPORT |
21.684 |
10.593 |
104,7% |
0,6% |
POS. |
MARCA |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
VW |
643.518 |
634.270 |
1,5% |
18,7% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
319.163 |
326.188 |
-2,2% |
9,3% |
3 |
BMW |
265.051 |
261.864 |
1,2% |
7,7% |
4 |
AUDI |
255.300 |
283.196 |
-9,9% |
7,4% |
5 |
FORD |
252.323 |
246.589 |
2,3% |
7,3% |
6 |
OPEL |
227.967 |
243.715 |
-6,5% |
6,6% |
7 |
SKODA |
196.968 |
194.230 |
1,4% |
5,7% |
8 |
RENAULT |
130.825 |
135.456 |
-3,4% |
3,8% |
9 |
SEAT |
121.724 |
108.203 |
12,5% |
3,5% |
10 |
HYUNDAI |
114.878 |
108.518 |
5,9% |
3,3% |
11 |
TOYOTA |
83.930 |
81.086 |
3,5% |
2,4% |
12 |
FIAT |
81.460 |
84.324 |
-3,4% |
2,4% |
13 |
DACIA |
71.746 |
62.678 |
14,5% |
2,1% |
14 |
PEUGEOT |
68.237 |
70.930 |
-3,8% |
2,0% |
15 |
MAZDA |
67.387 |
67.262 |
0,2% |
2,0% |
16 |
KIA |
65.797 |
64.068 |
2,7% |
1,9% |
17 |
CITROËN |
55.223 |
52.760 |
4,7% |
1,6% |
18 |
MITSUBISHI |
50.803 |
43.367 |
17,1% |
1,5% |
19 |
MINI |
50.494 |
46.706 |
8,1% |
1,5% |
20 |
NISSAN |
50.366 |
68.019 |
-26,0% |
1,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
3.435.778 |
3.441.262 |
-0,2% |
100,0% |
EM DEZEMBRO
Polo e Classe C se destacaram do último mês de 2018. Em alta de quase 51% sobre 2017, o representante da VW, com 5.652 unidades, repetiu o segundo lugar já conquistado em novembro. Já o Mercedes voltou a figurar no pódio ao emplacar 5.490 unidades, 53% a mais do que há um ano.
O Golf (14.046) manteve confortavelmente sua habitual liderança, mas vendendo 17% a menos no período. Vice-líder entre as montadoras, a BMW (24.859) emplacou o Série 1 (4.738) e o Série 5 (4.649) no top 5. Quinto no mês anterior, o Mini (4.504) caiu uma posição.
Já o Passat, terceiro em novembro, caiu para o sétimo lugar graças a uma retração de 30%. Para o Tiguan a situação foi ainda pior: com 3.804 unidades, o SUV perdeu quase 1/3 de seus compradores e perdeu a disputa contra o Focus (3.883) pela oitava posição. O Corsa (3.597), em alta de 8%, completou o top 10.
Mantendo a trajetória de avanço sobre o ano passado, o Classe A (3.284) foi quem mais cresceu no top 30 (+184%), embora tenha perdido oito posições nas últimas semanas. Apenas quinta colocada entre as montadoras, a Audi teve no A4 (3.374) o seu melhor representante, em 13º lugar.
O mercado alemão comercializou em dezembro 237.058 veículos novos. Comparando com o final de 2017, a retração chegou a 6,7%. Boa parte do mau resultado teve relação com a queda de quase 11% da líder VW (41.527) e só não foi pior porque a Mercedes (22.876), 3ª, cresceu quase 22%.
POS. |
MODELO |
DEZ.18 |
% MERCADO |
DEZ.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
14.046 |
5,9% |
16.935 |
-17,1% |
2 |
VW POLO |
5.652 |
2,4% |
3.750 |
50,7% |
3 |
MERCEDES CLASSE C |
5.490 |
2,3% |
3.585 |
53,1% |
4 |
BMW SÉRIE 1 |
4.738 |
2,0% |
6.594 |
-28,1% |
5 |
BMW SÉRIE 5 |
4.649 |
2,0% |
3.817 |
21,8% |
6 |
MINI |
4.504 |
1,9% |
4.224 |
6,6% |
7 |
VW PASSAT |
3.902 |
1,6% |
5.565 |
-29,9% |
8 |
FORD FOCUS |
3.883 |
1,6% |
4.727 |
-17,9% |
9 |
VW TIGUAN |
3.804 |
1,6% |
5.688 |
-33,1% |
10 |
OPEL CORSA |
3.597 |
1,5% |
3.364 |
6,9% |
11 |
SKODA OCTAVIA |
3.491 |
1,5% |
4.177 |
-16,4% |
12 |
MERCEDES CLASSE E |
3.460 |
1,5% |
3.119 |
10,9% |
13 |
AUDI A4 |
3.374 |
1,4% |
3.855 |
-12,5% |
14 |
VW TRANSPORTER |
3.331 |
1,4% |
3.040 |
9,6% |
15 |
MERCEDES CLASSE A |
3.284 |
1,4% |
1.157 |
183,8% |
16 |
AUDI A6 |
3.212 |
1,4% |
2.243 |
43,2% |
17 |
FORD FIESTA |
3.142 |
1,3% |
4.053 |
-22,5% |
18 |
BMW X1 |
2.838 |
1,2% |
3.167 |
-10,4% |
19 |
BMW SÉRIE 3 |
2.827 |
1,2% |
3.255 |
-13,1% |
20 |
OPEL ASTRA |
2.791 |
1,2% |
3.512 |
-20,5% |
21 |
BMW SÉRIE 2 |
2.779 |
1,2% |
3.349 |
-17,0% |
22 |
VW TOURAN |
2.699 |
1,1% |
3.873 |
-30,3% |
23 |
AUDI A3 |
2.674 |
1,1% |
2.709 |
-1,3% |
24 |
MERCEDES GLK / GLC |
2.651 |
1,1% |
2.545 |
4,2% |
25 |
SKODA FABIA |
2.588 |
1,1% |
3.394 |
-23,7% |
26 |
OPEL ADAM |
2.541 |
1,1% |
1.595 |
59,3% |
27 |
SEAT LEON |
2.336 |
1,0% |
2.967 |
-21,3% |
28 |
RENAULT TWINGO |
2.333 |
1,0% |
1.642 |
42,1% |
29 |
BMW X3 |
2.307 |
1,0% |
1.022 |
125,7% |
30 |
VW CADDY |
2.242 |
0,9% |
2.531 |
-11,4% |
31 |
FIAT 500 |
2.124 |
0,9% |
1.697 |
25,2% |
32 |
FORD KUGA |
2.123 |
0,9% |
3.543 |
-40,1% |
33 |
HYUNDAI I20 |
2.081 |
0,9% |
1.404 |
48,2% |
34 |
HYUNDAI I30 |
1.999 |
0,8% |
1.712 |
16,8% |
35 |
VW UP |
1.921 |
0,8% |
2.471 |
-22,3% |
36 |
VOLVO XC60 |
1.885 |
0,8% |
1.149 |
64,1% |
37 |
RENAULT CAPTUR |
1.879 |
0,8% |
2.344 |
-19,8% |
38 |
DACIA SANDERO |
1.852 |
0,8% |
1.611 |
15,0% |
39 |
VW T-ROC |
1.841 |
0,8% |
517 |
256,1% |
40 |
AUDI Q5 |
1.803 |
0,8% |
1.626 |
10,9% |
41 |
MAZDA CX-5 |
1.750 |
0,7% |
1.594 |
9,8% |
42 |
RENAULT CLIO |
1.712 |
0,7% |
2.562 |
-33,2% |
43 |
OPEL CROSSLAND X |
1.670 |
0,7% |
1.684 |
-0,8% |
44 |
MERCEDES CLASSE V |
1.640 |
0,7% |
2.015 |
-18,6% |
45 |
TOYOTA YARIS |
1.598 |
0,7% |
1.442 |
10,8% |
46 |
SMART FORTWO |
1.576 |
0,7% |
2.853 |
-44,8% |
47 |
AUDI Q2 |
1.565 |
0,7% |
1.733 |
-9,7% |
48 |
SKODA KODIAQ |
1.501 |
0,6% |
1.701 |
-11,8% |
49 |
SEAT ARONA |
1.468 |
0,6% |
262 |
460,3% |
50 |
OPEL GRANDLAND X |
1.467 |
0,6% |
841 |
74,4% |
POS. |
MARCA |
DEZ.18 |
% MERCADO |
DEZ.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
41.527 |
17,5% |
46.587 |
-10,9% |
2 |
BMW |
24.859 |
10,5% |
24.821 |
0,2% |
3 |
MERCEDES-BENZ |
22.876 |
9,6% |
18.804 |
21,7% |
4 |
FORD |
17.711 |
7,5% |
20.132 |
-12,0% |
5 |
AUDI |
16.636 |
7,0% |
17.638 |
-5,7% |
6 |
OPEL |
15.594 |
6,6% |
17.149 |
-9,1% |
7 |
SKODA |
12.370 |
5,2% |
14.011 |
-11,7% |
8 |
RENAULT |
9.684 |
4,1% |
12.304 |
-21,3% |
9 |
HYUNDAI |
8.518 |
3,6% |
7.939 |
7,3% |
10 |
SEAT |
6.745 |
2,8% |
7.924 |
-14,9% |
11 |
VOLVO |
5.773 |
2,4% |
4.542 |
27,1% |
12 |
TOYOTA |
5.053 |
2,1% |
5.596 |
-9,7% |
13 |
DACIA |
4.886 |
2,1% |
4.897 |
-0,2% |
14 |
MAZDA |
4.875 |
2,1% |
4.988 |
-2,3% |
15 |
MINI |
4.504 |
1,9% |
4.224 |
6,6% |
16 |
PEUGEOT |
4.503 |
1,9% |
7.832 |
-42,5% |
17 |
FIAT |
4.472 |
1,9% |
3.714 |
20,4% |
18 |
KIA |
4.367 |
1,8% |
4.526 |
-3,5% |
19 |
CITROËN |
3.285 |
1,4% |
3.506 |
-6,3% |
20 |
SUZUKI |
3.092 |
1,3% |
2.930 |
5,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
237.058 |
... |
253.950 |
-6,7% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal