Chave presencial está entre os itens mais procurados na hora de comprar um carro nos EUA e na Europa - mesmo os modelos mais baratos por lá oferecem este item por um adicional, enquanto sedãs e SUVs intermediários vem com este equipamento de série. Ela facilita a vida, é verdade, no entanto, de acordo com um novo estudo também é bem perigosa por sua falta de segurança.
O German General Automobile Club (ou ADAC), clube do automóvel da Alemanha, testou 237 carros modernos de 30 marcas diferentes e descobriu que 230 deles estão vulneráveis a ataques de hackers usando equipamentos baratos que podem ser comprados online. O ataque, chamado de "retransmissão", permite que os ladrões destravem e liguem o veículo sem precisar da chave. O aparelho procura pelo sinal wireless emitido pela chave e o amplifica para que seja possível abrir o carro, ligar o motor e sair dirigindo. O automóvel vai continuar funcionando enquanto não for desligado, então é o suficiente para que o ladrão leve o veículo para o local desejado.
A pesquisa do ADAC diz que, de todos os 237 veículos testados, apenas três modelos conseguiram resistir ao ataque e todos eles são da Jaguar Land Rover: o Jaguar I-Pace, assim como as versões mais atuais do Land Rover Discovery e Range Rover Evoque. Outros quatro veículos poderiam ser apenas destravados ou ligados, enquanto os demais 230 carros são vulneráveis a todos os tipos de ataques.
O caso foi visto com tanta seriedade pelo ADAC que ele declarou como uma grande ameaça e recomenda que os proprietários leiam os manuais de seus carros e descubram como desativar a chave presencial quando estiverem em um local pouco seguro.
Outra opção, apontada como muitos como uma solução simples e barata para este problema, é envolver a chave presencial em papel alumínio, mas a ADAC diz que não há garantia de que isso irá bloquear totalmente o sinal. O ideal seria comprar e utilizar uma bolsa bloqueadora de sinal para chaves, que pode custar ao equivalente de R$ 30 a R$ 100 em lojas online.
Fonte: ADAC via AutoExpress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia