Depois de estrear em países da Ásia e da Oceania, a reestilizada Ford Ranger 2019 tem lançamento confirmado nos principais mercados da Europa. A partir de agora, a picape vem equipada com novos recursos de tecnologia, segurança e retoques no visual, mas se destaca de verdade pela adoção de um conjunto mecânico completamente novo. Em outras palavras, a Ford tirou de cena os motores 2.2 e 3.2 turbodiesel, além do câmbio automático de 6 marchas, e colocou no lugar o novo propulsor 2.0 diesel da linha EcoBlue diesel e a moderna transmissão automática de 10 velocidades.
Por fora, os faróis ficaram ligeiramente mais estreitos e ganharam nova disposição interna de luzes, enquanto a grade recebeu novos filetes cromados e o para-choque foi remodelado. Na versão topo de linha Wildtrak, há também detalhes de acabamento na cor grafite e logotipos renovados. No interior, as novidades incluem apenas novas opções de revestimento e couro premium nas variantes mais caras. Já na lista de equipamentos, a Ranger 2019 passa a ser a primeira picape da Europa equipada com assistente de colisão, detector de pedestres e limitador inteligente de velocidade. Fecham o pacote itens como partida por botão, acesso sem chave e fechadura da tampa da caçamba integrada ao travamento central.
Na parte mecânica, o novo motor 2.0 EcoBlue pode ser adquirido em três diferentes níveis de potência: 132 cv, 172 cv e 213 cv. As duas primeiras opções, com apenas um turbo, substituem o motor 2.2 TDCi, enquanto a terceira, com dois turbos, entra no lugar do propulsor 3.2 TDCi de 5 cilindros. Além disso, é nova a transmissão automática de 10 marchas - exatamente a mesma que equipa a Ranger norte-americana. A Ford promete 10% a mais de eficiência energética na comparação com o câmbio anterior de 6 posições. A caixa padrão continua sendo a manual de 6 velocidades, enquanto o sistema de tração nas quatro rodas passa a ser item de série.
Na Europa, a Ranger é líder de vendas na categoria, à frente de rivais como Volkswagen Amarok, Toyota Hilux e Nissan Navara (nossa Frontier). Ainda não há previsão de que essas melhorias sejam oferecidas pela Ranger na América do Sul, cuja produção é feita na Argentina.
Fotos: Divulgação
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