A nova geração do Toyota RAV4 já está com o passaporte carimbado para o Brasil. No Salão de Detroit, a reportagem de Motor1.com conversou com executivos da montadora japonesa que confirmaram a novidade para o mercado brasileiro. Importado, o Rav4 deve chegar com estratégia semelhante a da Lexus: somente na versão híbrida para pagar menos impostos do que a versão gasolina e, consequentemente, ter melhor preço.
Apresentada em março do ano passado, a nova geração do Toyota RAV4 já tem até o registro de patente feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que aconteceu em agosto passado.
Em sua quinta geração, o SUV muda completamente de estilo, plataforma e ganha sistemas de conectividade mais modernos e funcionais. Também torna-se o primeiro Toyota de produção a contar com o sistema de tração integral Dynamic Torque Vectoring AWD, com capacidade de desconexão total do eixo traseiro.
Produzido sobre a plataforma modular TNGA, a mesma dos sedãs Camry, Prius e novo Corolla, o novo RAV4 mede 4,59 metros de comprimento, 1,85 m de largura (+1 cm), 1,69 m de altura (-0,5 cm) e 2,69 m de entre-eixos (+3 cm). Embora tenha encolhido por fora, ficou mais espaçoso por dentro.
O interior está mais sofisticado e com o mesmo padrão de design que aparece agora no novo Corolla. O desenho geral está mais horizontal, com pegada minimalista. Nos Estados Unidos, tem central multimídia com tela de 7 ou 8 polegadas, carregamento de smartphone sem fio, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e aviso de mudança de faixa, entre outros itens.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória