Um flagra obtido pelos nossos parceiros do Motor1.com Turquia pode antecipar como será a cara do novo Corolla brasileiro. Fotos do modelo na fábrica turca da Toyota mostram que a versão europeia tem design diferente da norte-americana e, seguindo a tradição, é o modelo da Europa que empresta o visual para o Corolla nacional. Isso porque nos EUA o Corolla tem um público mais jovem e descolado, enquanto no leste europeu e aqui no Brasil ele é um sedã mais clássico e refinado.
Esse desenho já havia sido mostrado pelo novo Corolla chinês no Salão de Guangzhou, no ano passado, mas agora o flagra confirma que o modelo europeu também segue esse estilo. Curioso é que as versões hatch e perua europeias são mais esportivas, tendo a dianteira mais próxima do modelo norte-americano, com os faróis recortados nas pontas. Já o sedã que será vendido na China, na Europa e no Brasil tem visual mais conservador, com faróis menores e mais estreitos, além de um filete cromado que avança da grade superior sobre os faróis. O para-choque tem uma grande tomada de ar central e vincos pronunciados nas pontas, também com filetes cromados. As rodas possuem desenho mais discreto, com maior quantidade de raios e acabamento diamantado. Na traseira, o para-choque traz cortes mais suaves e as lanternas são ligadas por um friso cromado.
Internamente, praticamente nada muda em relação ao Corolla norte-americano e às versões hatch e perua europeias. Isso significa que o sedã trará quadro de instrumentos digital (dependendo da versão), central multimídia com tela "flutuante" e freio de estacionamento elétrico, além de acabamento mais caprichado. Pelo que vimos na perua no Salão de Paris no ano passado, o Corolla ficará em pé de igualdade com o Honda Civic em termos de atualidade, tecnologia e refinamento.
Um diferencial importante do novo Corolla brasileiro será a motorização híbrida flex, pela primeira vez no mundo. Usará o conhecido conjunto do Prius, com motor 1.8 a combustão e um elétrico, agora com a capacidade de ser abastecido também com etanol. Além dele, deverá ter o 2.0 flex atualizado com injeção direta, que pode-lhe render mais potência (lá fora rende 169 cv com gasolina) e economia. A transmissão continuará a ser automática do tipo CVT, com evoluções.
A produção na Europa está marcada para começar na segunda metade de fevereiro, enquanto no Brasil deve se iniciar no segundo semestre, com chegada às lojas prevista para entre novembro e dezembro.
Fotos: Motor1.com Turquia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS