Num ano em que o mercado como um todo cresceu, as vendas de sedãs de luxo perderam espaço. As 14.700 unidades de 2018 representaram uma retração de 2,2% em relação ao ano anterior. A queda só não foi maior por conta do resultado de dois modelos da Mercedes em especial.
Entre os modelos médios, o Classe C (5.041) cresceu pouco mais de 3% sobre 2017 e chegou ao quarto ano consecutivo como o preferido dos consumidores, ampliando para quase 37% sua participação de mercado. Já o CLA, que havia emplacado menos de 600 unidades no ano anterior, saltou para 1.399 unidades graças ao lançamento da versão de entrada 180.
Novamente vice-líder, o BMW Série 3 (3.268) fechou o último ano completo da atual geração em baixa (-3,8%). Fechando o pódio, o Audi A3 Sedan foi ainda pior, perdendo quase 30% dos emplacamentos nos últimos 12 meses. Sem conseguir acompanhar o ritmo dos principais rivais, o Audi A4 (1.041) também recuou.
Único representante da marca das argolas a ter um ano positivo, o A5 (500) repetiu a sexta posição do ranking anterior, mas desta vez com maior folga sobre o Jaguar XE (243), que perdeu 1/3 de seus compradores. Situação melhor, no entanto, do que a do BMW Série 4 (135), em queda de quase 48%.
Com apenas 68 emplacamentos, baixa de quase 55%, o Volvo S60 só não o lanterna porque a posição foi ocupada pelo estreante Kia Stinger (16). Vale ressaltar, no entanto, que este foi o último ano da atual geração do sedã de entrada da marca sueca.
Sedãs Médios Premium |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 5041 | 36,79% | 4883 | 34,89% | 3,24% | 1º |
2º | BMW SÉRIE 3 | 3268 | 23,85% | 3396 | 24,27% | -3,77% | 2º |
3º | AUDI A3 SEDAN | 1991 | 14,53% | 2819 | 20,14% | -29,37% | 3º |
4º | MERCEDES-BENZ CLA | 1399 | 10,21% | 598 | 4,27% | 133,95% | 5º |
5º | AUDI A4 | 1041 | 7,60% | 1072 | 7,66% | -2,89% | 4º |
6º | AUDI A5 | 500 | 3,65% | 456 | 3,26% | 9,65% | 6º |
7º | JAGUAR XE | 243 | 1,77% | 364 | 2,60% | -33,24% | 7º |
8º | BMW SÉRIE 4 | 135 | 0,99% | 257 | 1,84% | -47,47% | 8º |
9º | VOLVO S60 | 68 | 0,50% | 150 | 1,07% | -54,67% | 9º |
10º | KIA STINGER | 16 | 0,12% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 13702 | 100,00% | 13995 | 100,00% | -2,09% |
|
Entre os modelos mais sofisticados, tivemos um bicampeão. Embora registrando queda de quase 17%, o BMW Série 5 derrotou o arquirrival Mercedes Classe E. A diferença, que havia sido de 37 unidades na lista do ano anterior, caiu para 19 unidades (306 x 287).
Perto de triplicar os números de 2017, o Porsche Panamera (191) assegurou o seu primeiro pódio vendendo quase cinco vezes mais do que o Audi A6 (41), terceiro nos últimos dois anos e no aguardo da chegada da nova geração ao país. Top de linha da Mercedes, o Classe S mais do que dobrou os emplacamentos e saltou da oitava para a quinta posição.
Logo atrás do Lexus ES350 (32), único oriental do ranking, o estreante Volvo S90 foi o preferido por 24 clientes. Quarto colocado em 2016, o Jaguar XF teve um ano muito ruim. Com apenas 16 emplacamentos, o Jaguar vendeu menos do que o top de linha XJ (18) e caiu da quinta para a 10ª posição.
Entre os dois, o BMW Série 7 perdeu quase metade de seus compradores – em 2017, o sedã mais caro da marca alemã havia vendido praticamente o dobro do Classe S. Na disputa entre os chamados “sedãs-cupês”, o novo Audi A7 (13) levou a melhor sobre um Mercedes CLS (6) em fim de carreira com a atual geração – a nova foi lançada no fim do ano passado.
Os italianos da Maserati viram sair das concessionárias da marca cinco unidades do Ghibli e quatro unidades do top Quattroporte. Presente no top 10 anterior, o Audi A8 (2) só não foi o lanterna porque a Rolls-Royce conseguiu vender uma unidade do Ghost.
Sedãs Grandes Premium |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | % 2018 | TOTAL 2017 | % 2017 | % VARIAÇÃO 18/17 | POS. 2017 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 306 | 30,66% | 367 | 35,67% | -16,62% | 1º |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 287 | 28,76% | 330 | 32,07% | -13,03% | 2º |
3º | PORSCHE PANAMERA | 191 | 19,14% | 72 | 7,00% | 165,28% | 4º |
4º | AUDI A6 | 41 | 4,11% | 84 | 8,16% | -51,19% | 3º |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 35 | 3,51% | 17 | 1,65% | 105,88% | 8º |
6º | LEXUS ES350 | 32 | 3,21% | 11 | 1,07% | 190,91% | 11º |
7º | VOLVO S90 | 24 | 2,40% | 0 | 0,00% | - | - |
8º | JAGUAR XJ | 18 | 1,80% | 6 | 0,58% | 200,00% | 12º |
9º | BMW SÉRIE 7 | 17 | 1,70% | 31 | 3,01% | -45,16% | 7º |
10º | JAGUAR XF | 16 | 1,60% | 43 | 4,18% | -62,79% | 5º |
11º | AUDI A7 | 13 | 1,30% | 33 | 3,21% | -60,61% | 6º |
12º | MERCEDES-BENZ CLS | 6 | 0,60% | 16 | 1,55% | -62,50% | 9º |
13º | MASERATI GHIBLI | 5 | 0,50% | 5 | 0,49% | 0,00% | 13º |
14º | MASERATI QUATTROPORTE | 4 | 0,40% | 1 | 0,10% | 300,00% | 16º |
15º | AUDI A8 | 2 | 0,20% | 13 | 1,26% | -84,62% | 10º |
16º | ROLLS-ROYCE GHOST | 1 | 0,10% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 998 | 100,00% | 1029 | 100,00% | -3,01% |
|
Completando quatro meses consecutivos no pódio, o A3 Sedan (240) teve o seu melhor resultado em 2018. A Audi, aliás, emplacou A4 (96) e A5 (33) no top 5. Pela primeira vez fora do top 5 desde março, o CLA (23) não vendia tão pouco desde abril do ano passado (32). A lanterna coube ao Stinger e sua unidade solitária.
Sedãs Médios Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 388 | 540 | 205 | 34,55% | 48,17% | -28,15% | 89,27% |
2º | BMW SÉRIE 3 | 314 | 252 | 361 | 27,96% | 22,48% | 24,60% | -13,02% |
3º | AUDI A3 SEDAN | 240 | 169 | 288 | 21,37% | 15,08% | 42,01% | -16,67% |
4º | AUDI A4 | 96 | 60 | 125 | 8,55% | 5,35% | 60,00% | -23,20% |
5º | AUDI A5 | 33 | 36 | 138 | 2,94% | 3,21% | -8,33% | -76,09% |
6º | MERCEDES-BENZ CLA | 23 | 40 | 60 | 2,05% | 3,57% | -42,50% | -61,67% |
7º | JAGUAR XE | 15 | 14 | 49 | 1,34% | 1,25% | 7,14% | -69,39% |
8º | BMW SÉRIE 4 | 13 | 6 | 10 | 1,16% | 0,54% | 116,67% | 30,00% |
9º | KIA STINGER | 1 | 4 | 0 | 0,09% | 0,36% | -75,00% | - |
|
| 1123 | 1121 | 1236 | 100,00% | 100,00% | 0,18% | -9,14% |
Na faixa superior, o Série 5 (31) recuperou a ponta perdida nos últimos dois meses graças ao melhor resultado do segundo semestre. Após o fraco resultado de novembro, o Classe E se recuperou ao registrar 17 unidades. O número, no entanto, é menos da metade do emplacado há um ano.
Modelo mais recente, o S90 (6) assegurou a quarta posição, à frente do A6 (5) e do A7 (2). Cinco modelos dividiram a última posição, com destaque para a única unidade registrada de um Rolls-Royce Ghost no Brasil no ano passado.
Sedãs Grandes Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/18 | NOV/18 | DEZ/17 | % DEZ 18 | % NOV 18 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 31 | 19 | 29 | 32,98% | 27,94% | 63,16% | 6,90% |
2º | PORSCHE PANAMERA | 28 | 22 | 21 | 29,79% | 32,35% | 27,27% | 33,33% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 17 | 10 | 35 | 18,09% | 14,71% | 70,00% | -51,43% |
4º | VOLVO S90 | 6 | 4 | 0 | 6,38% | 5,88% | 50,00% | - |
5º | AUDI A6 | 5 | 3 | 10 | 5,32% | 4,41% | 66,67% | -50,00% |
6º | AUDI A7 | 2 | 6 | 0 | 2,13% | 8,82% | -66,67% | - |
7º | BMW SÉRIE 7 | 1 | 0 | 1 | 1,06% | 0,00% | - | 0,00% |
8º | LEXUS ES350 | 1 | 0 | 0 | 1,06% | 0,00% | - | - |
9º | MASERATI GHIBLI | 1 | 0 | 0 | 1,06% | 0,00% | - | - |
10º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 1 | 4 | 3 | 1,06% | 5,88% | -75,00% | -66,67% |
11º | ROLLS-ROYCE GHOST | 1 | 0 | 0 | 1,06% | 0,00% | - | - |
|
| 94 | 68 | 99 | 100,00% | 100,00% | 38,24% | -5,05% |
Fonte: Fenabrave