Responsável por mais de 40% dos 2.470.654 automóveis e comerciais leves comercializados no Brasil em 2018, o segmento de hatches compactos registrou um crescimento de 9,54% na comparação com o ano de 2017. Os líderes das duas categorias tiveram forte influência no bom resultado.
Entre os modelos de entrada, o Kwid deu as cartas. Em seu primeiro ano completo, o hatch foi o preferido por 67.320 consumidores, quase 18 mil a mais do que o Fiat Mobi (49.491), líder no ano anterior. Este resultado assegurou ao Renault, único da lista a crescer no período, quase 48% de participação de mercado.
Perdendo quase 14 mil compradores em relação a 2017, uma retração de quase 40%, o VW Up (20.563) teve o seu pior resultado desde o lançamento em 2014, em que teve o seu momento mais expressivo. Para se ter uma ideia, este número foi praticamente 1/3 do total emplacado naquele ano (58.894).
Repetindo o quarto lugar do último ranking, o Chery QQ emplacou pouco mais de três mil unidades (3.176). Com poucas unidades importadas para o Brasil, o Kia Picanto encerrou 2018 com apenas 115 emplacamentos, média de menos de 10 unidades mensais. Atrás do Fiat 500 (10), o Geely GC2 foi o lanterna, com apenas uma unidade.
Hatches Compactos I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
RENAULT KWID |
67320 |
47,85% |
22576 |
19,56% |
198,19% |
3º |
2º |
FIAT MOBI |
49491 |
35,18% |
54270 |
47,02% |
-8,81% |
1º |
3º |
VW UP! |
20563 |
14,62% |
34161 |
29,60% |
-39,81% |
2º |
4º |
CHERY QQ |
3176 |
2,26% |
3215 |
2,79% |
-1,21% |
4º |
5º |
KIA PICANTO |
115 |
0,08% |
754 |
0,65% |
-84,75% |
5º |
6º |
FIAT 500 |
10 |
0,01% |
419 |
0,36% |
-97,61% |
6º |
7º |
GEELY GC2 |
1 |
0,00% |
29 |
0,03% |
-96,55% |
7º |
|
|
140676 |
100,00% |
115424 |
100,00% |
21,88% |
|
Entre os modelos maiores, o Onix ampliou a sua participação de mercado em quase um ponto percentual. Mais do que isso: as 210.458 unidades representaram o novo recorde do modelo da Chevrolet. Comparando com 2015, primeiro ano em que foi líder, o incremento nas vendas foi de quase 85 mil unidades.
Hyundai HB20 (105.506), em leve baixa, e Ford Ka (103.286) completaram o mesmo pódio de 2017, mas desta vez com diferença bastante reduzida. Novamente quarto colocado, o VW Gol (77.612) também cresceu. O top 5 foi completado pelo VW Polo (69.584) em seu primeiro ano completo nesta nova geração.
Também fechando o seu primeiro ciclo completo, o Fiat Argo (63.011) superou com folgas o Renault Sandero (52.401), que recuou mais de 22% e teve o seu pior ano desde 2009. Mesmo em baixa de 8%, o VW Fox (39.262) se manteve entre os dez primeiros. O Toyota Etios Hatch (27.847), nono, registrou a maior queda do top 10 (-33,7%) e por muito pouco não perdeu a posição para o renovado Honda Fit (27.359).
Lançado no segundo semestre, o Toyota Yaris (18.584) vendeu mais do que o Uno (15.151). Além de perder mais da metade de seus compradores de 2017, o veterano da Fiat teve o seu ano mais crítico desde 2002, último ainda com dados disponibilizados pela Fenabrave. Na sequência, o Ford Fiesta (14.505) também perdeu fôlego.
Os franceses tiveram um ano para esquecer. Atrás de um Nissan March (11.947) também em baixa, Peugeot 208 (7.092) e Citroën C3 (6.378) registraram quedas de pelo menos 35%. Num triste fim para um modelo que já liderou o mercado em 2014, o Fiat Palio encerrou sua carreira comercial com apenas 391 emplacamentos. Chery Celer (124) e Fiat Punto (23), este já aposentado, encerraram a lista dos esquecidos.
Hatches Compactos II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
210458 |
24,74% |
188654 |
23,90% |
11,56% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
105506 |
12,40% |
105539 |
13,37% |
-0,03% |
2º |
3º |
FORD KA |
103286 |
12,14% |
94893 |
12,02% |
8,84% |
3º |
4º |
VW GOL |
77612 |
9,13% |
73919 |
9,36% |
5,00% |
4º |
5º |
VW POLO |
69584 |
8,18% |
9529 |
1,21% |
630,23% |
16º |
6º |
FIAT ARGO |
63011 |
7,41% |
27925 |
3,54% |
125,64% |
9º |
7º |
RENAULT SANDERO |
52401 |
6,16% |
67344 |
8,53% |
-22,19% |
5º |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
39262 |
4,62% |
42716 |
5,41% |
-8,09% |
6º |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
27847 |
3,27% |
41986 |
5,32% |
-33,68% |
7º |
10º |
HONDA FIT |
27359 |
3,22% |
25347 |
3,21% |
7,94% |
10º |
11º |
TOYOTA YARIS |
18584 |
2,19% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
12º |
FIAT UNO |
15151 |
1,78% |
34165 |
4,33% |
-55,65% |
8º |
13º |
FORD FIESTA |
14505 |
1,71% |
19057 |
2,41% |
-23,89% |
12º |
14º |
NISSAN MARCH |
11947 |
1,40% |
14052 |
1,78% |
-14,98% |
13º |
15º |
PEUGEOT 208 |
7092 |
0,83% |
12157 |
1,54% |
-41,66% |
14º |
16º |
CITROËN C3 |
6378 |
0,75% |
9881 |
1,25% |
-35,45% |
15º |
17º |
FIAT PALIO |
391 |
0,05% |
20138 |
2,55% |
-98,06% |
11º |
18º |
CHERY CELER |
124 |
0,01% |
286 |
0,04% |
-56,64% |
18º |
19º |
FIAT PUNTO |
23 |
0,00% |
1815 |
0,23% |
-98,73% |
17º |
|
|
850521 |
100,00% |
789403 |
100,00% |
7,74% |
|
EM DEZEMBRO
Na faixa inicial, o Kwid encerrou 2018 com o seu melhor resultado no ano (7.653) e o segundo melhor desde o lançamento, se aproximando dos 60% de participação no segmento. O vice-líder Mobi (3.332), por sua vez, não vendia tão pouco desde fevereiro (3.322). Com resultado melhor do que em novembro, o up! (1.965) encurtou um pouco a sua desvantagem em relação aos líderes, enquanto o QQ (243) não saiu da lanterna.
Embora perdendo quase três mil unidades nas últimas semanas, o Onix (19.642) novamente emplacou mais do que a soma de HB20 (8.995) e Ford Ka (8.534). Gol (7.272) e Polo (6.030) asseguraram dois representantes da VW no top 5. Sexto, o Argo (4.035) teve seu mês mais fraco desde fevereiro (3.546).
Numa disputa apertadíssima pelo sétimo lugar, o Fox (3.470) levou a melhor sobre o Sandero (3.446), este com a maior retração do top 10 (-33,6%). Com 2.810 unidades, o Yaris Hatch novamente ficou à frente do Honda Fit (2.332). O Uno, com 1.523 unidades, emplacou apenas uma unidade a mais do que em novembro.
Com reação após o péssimo resultado do mês anterior, o Etios Hatch emplacou 1.449 unidades, quase o dobro das 817 unidades do March e das 759 unidades do Fiesta. 208 (468) e C3 (451) só não foram os últimos colocados porque alguns consumidores ainda optaram pelos já descontinuados Palio (3) e Punto (2).
Hatches Compactos I |
|||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º |
RENAULT KWID |
7653 |
7090 |
2818 |
58,01% |
53,24% |
7,94% |
2º |
FIAT MOBI |
3332 |
4258 |
4799 |
25,26% |
31,97% |
-21,75% |
3º |
VW UP! |
1965 |
1752 |
2733 |
14,89% |
13,16% |
12,16% |
4º |
CHERY QQ |
243 |
217 |
332 |
1,84% |
1,63% |
11,98% |
|
|
13193 |
13317 |
10682 |
100,00% |
100,00% |
-0,93% |
Hatches Compactos II |
|||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º |
CHEVROLET ONIX |
19642 |
22277 |
17508 |
27,27% |
28,39% |
-11,83% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
8995 |
8395 |
8770 |
12,49% |
10,70% |
7,15% |
3º |
FORD KA |
8534 |
8834 |
7881 |
11,85% |
11,26% |
-3,40% |
4º |
VW GOL |
7272 |
8836 |
6054 |
10,09% |
11,26% |
-17,70% |
5º |
VW POLO |
6030 |
5642 |
4898 |
8,37% |
7,19% |
6,88% |
6º |
FIAT ARGO |
4035 |
6078 |
5590 |
5,60% |
7,75% |
-33,61% |
7º |
VW FOX / CROSSFOX |
3470 |
3330 |
2591 |
4,82% |
4,24% |
4,20% |
8º |
RENAULT SANDERO |
3446 |
5109 |
3913 |
4,78% |
6,51% |
-32,55% |
9º |
TOYOTA YARIS |
2810 |
2507 |
0 |
3,90% |
3,19% |
12,09% |
10º |
HONDA FIT |
2332 |
2440 |
2694 |
3,24% |
3,11% |
-4,43% |
11º |
FIAT UNO |
1523 |
1522 |
1346 |
2,11% |
1,94% |
0,07% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1449 |
1241 |
3769 |
2,01% |
1,58% |
16,76% |
13º |
NISSAN MARCH |
817 |
743 |
1355 |
1,13% |
0,95% |
9,96% |
14º |
FORD FIESTA |
759 |
738 |
1677 |
1,05% |
0,94% |
2,85% |
15º |
PEUGEOT 208 |
468 |
395 |
1004 |
0,65% |
0,50% |
18,48% |
16º |
CITROËN C3 |
451 |
383 |
1096 |
0,63% |
0,49% |
17,75% |
17º |
FIAT PALIO |
3 |
5 |
188 |
0,00% |
0,01% |
-40,00% |
18º |
FIAT PUNTO |
2 |
1 |
12 |
0,00% |
0,00% |
100,00% |
|
|
72038 |
78476 |
70346 |
100,00% |
100,00% |
-8,20% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Renault Kwid encarece e Fiat Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Em promoção, Mobi e Kwid disputam posto de carro mais barato do Brasil