A Hyundai deverá levar para a edição deste ano do Salão de Nova York, nos Estados Unidos, uma nova proposta compacta para o segmento de SUVs. Já flagrado em testes por diversas ocasiões, o crossover em questão será posicionado abaixo de modelos já conhecidos, como Creta e Kona, de modo a atuar como opção de entrada na gama de utilitários da marca. Terá menos de 4 metros de comprimento (característica que o enquadrará em um regime especial de tributação na Índia, um mercado-chave) e será equipado com modernos motores turbo, tanto a diesel quanto a gasolina.
Conhecido internamente pelo código QXi, o novo SUV poderá adotar na prática dois nomes: Styx em mercados asiáticos como a Índia, e Leonis em países como os Estados Unidos. Neste, em especial, o modelo deverá desempenhar o papel de carro de entrada da marca, substituindo indiretamente o Accent (cuja procura, assim como no caso de outros hatchbacks compactos, tem caído consideravelmente nos últimos anos). Já na Índia, terá a missão de rivalizar com Suzuki Vitara Brezza, Tata Nexon e Mahindra XUV300, além de algumas versões do Ford Ecosport.
O comprimento limitado aos 4 metros (exatamente como nos rivais citados acima) é estratégico para tornar o preço final mais competitivo, dado o recolhimento reduzido de impostos no mercado indiano. Além disso, não deverá atrapalhar a atuação logo acima do primo Creta (4,27 metros) e, no caso dos EUA, do descolado Kona (4,16 metros). Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado, 1.0 GDI turbo de 120 cv e 1.5 turbodiesel de 117 cv. O câmbio poderá ser manual ou automático, dependendo do mercado.
No Brasil, o lançamento ainda não está confirmado, mas seria interessante para a Hyundai ter um SUV abaixo do Creta, eventualmente substituindo o HB20X e rivalizando diretamente com Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 2.
Fonte: carandbike.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai