Renegade 1.3 turboflex só chega em 2020 com motor nacional
Executivo da FCA diz que importação está fora dos planos
Antes mesmo do lançamento do Fiat Cronos, em fevereiro, Motor1.com adiantou que a FCA já trabalhava no projeto do motor 1.3 Firefly turbo para o lugar do 1.8 E-TorQ aspirado. Na época, dissemos que um Cronos com o novo propulsor rodava em testes na fábrica de Betim (MG). Além do turbo, o 1.3 vai receber injeção direta e cabeçote de quatro válvulas por cilindro com variador de fase na admissão e no escape. Dados preliminares indicam potência entre 150 e 160 cv e torque de 23,5 kgfm, com capacidade de beber gasolina ou etanol (flex).
Por conta do lançamento do VW T-Cross, que terá somente motores turbo (1.0 e 1.4), houve quem apostasse na importação do motor 1.3 Firelfy turbo da Itália já em 2019, de modo a combater o novo rival o mais rápido possível. Em conversa com nossa reportagem, porém, um executivo da FCA desmentiu essa informação. "Não vale a pena a importação porque já vamos fabricar este motor aqui em 2020", disse.
A importação também não resolveria a questão principal, que é a substituição do 1.8 E-TorQ em suas principais aplicações, ou seja, não só no Renegade, mas também nos Fiat Toro, Cronos e Argo. Para atender à essa demanda e ter custos que fechem a conta, somente com a produção local. Sendo assim, o mercado brasileiro só terá o Firefly 1.3 turbo em 2020, possivelmente começando pelo Renegade.
Imagens: reprodução Motor1.com Itália e divulgação
Galeria: FCA Firefly Turbo
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