Depois de países como Paraguai e Uruguai, o Hyundai Creta produzido em Piracicaba (SP) ganha um novo destino de exportação na América do Sul: a Colômbia. Conforme explica a marca, o modelo brasileiro substituirá no país a versão até então importada da Índia e será enviado sempre com motor 1.6 a gasolina e opções de câmbio manual ou automático. Uma remessa inicial com cerca de 100 unidades será encaminhada ainda neste ano e a expectativa para 2019 é exportar algo em torno de 1.500 exemplares.
Um detalhe interessante é que, ao contrário do que acontece no Paraguai e no Uruguai, o embarque do SUV para o mercado colombiano será inteiramente realizado por via marítima através do porto de Santos, no litoral paulista. Com esse tipo de logística, a Hyundai estima que o tempo de trânsito do Brasil até a Colômbia será, em média, de 15 dias - redução bastante considerável frente aos 30 dias que eram gastos a partir da Índia. Uma vez em território colombiano, o Creta será comercializado pela importadora local Neocorp, que possui uma rede de 44 lojas no país.
Todas as versões terão motor 1.6 de 130 cv e torque de 16,5 kgf, com opção de transmissão manual ou automática de 6 marchas. Entre os principais equipamentos, destaque para central multimídia blueMedia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com Apple CarPlay e Google Android Auto, faróis com projetor e luz diurna DRL de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas e controles de estabilidade e tração.
Além do Creta, a fábrica da Hyundai em Piracicaba também exporta desde 2016 o compacto HB20, neste caso apenas para Paraguai e Uruguai.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil