A tecnologia empregada pela Ford para minimizar barulhos na cabine de seus veículos está ganhando outra curiosa aplicação pelas mãos da divisão europeia da marca. Foi anunciada nesta semana a chamada Quiet Kennel, que se configura como uma moderna casinha de cachorro capaz de proteger os ouvidos caninos (bastante sensíveis) de barulhos fortes como o de fogos de artifício. A ideia foi inspirada nos mais recentes recursos de cancelamento de ruído que a montadora desenvolveu para tornar a vida a bordo mais silenciosa.
Segundo a Ford, a casinha conta com microfones que detectam o som dos fogos de artifício e emite frequências opostas, por meio de um sistema de áudio, para anular ou reduzir os ruídos. Há também paredes com isolamento acústico, piso redutor de vibração e ventilação à prova de som. Diferentemente dos humanos, os cães podem ouvir sons a uma distância quatro vezes maior e em uma faixa muito mais ampla de frequências, o que torna o barulho gerado pelas explosões dos fogos uma experiência assustadora.
“Nós nos perguntamos como as tecnologias usadas nos nossos carros podiam ser aplicadas em outras situações e identificamos que os cães ficariam mais confortáveis na comemoração de Ano Novo com a aplicação do nosso sistema de controle ativo de ruído", afirma Lyn West, gerente de comunicação de marketing da Ford Europa. A Quiet Kennel ainda é um protótipo, mas tem potencial para chegar ao mercado e tornar a vida dos animais mais tranquila em épocas comemorativas.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv