Ford cria casinha anti-ruídos para cachorros com tecnologia dos carros
Quiet Kennel protege animais domésticos do temido barulho dos fogos do Ano Novo
A tecnologia empregada pela Ford para minimizar barulhos na cabine de seus veículos está ganhando outra curiosa aplicação pelas mãos da divisão europeia da marca. Foi anunciada nesta semana a chamada Quiet Kennel, que se configura como uma moderna casinha de cachorro capaz de proteger os ouvidos caninos (bastante sensíveis) de barulhos fortes como o de fogos de artifício. A ideia foi inspirada nos mais recentes recursos de cancelamento de ruído que a montadora desenvolveu para tornar a vida a bordo mais silenciosa.
Segundo a Ford, a casinha conta com microfones que detectam o som dos fogos de artifício e emite frequências opostas, por meio de um sistema de áudio, para anular ou reduzir os ruídos. Há também paredes com isolamento acústico, piso redutor de vibração e ventilação à prova de som. Diferentemente dos humanos, os cães podem ouvir sons a uma distância quatro vezes maior e em uma faixa muito mais ampla de frequências, o que torna o barulho gerado pelas explosões dos fogos uma experiência assustadora.
“Nós nos perguntamos como as tecnologias usadas nos nossos carros podiam ser aplicadas em outras situações e identificamos que os cães ficariam mais confortáveis na comemoração de Ano Novo com a aplicação do nosso sistema de controle ativo de ruído", afirma Lyn West, gerente de comunicação de marketing da Ford Europa. A Quiet Kennel ainda é um protótipo, mas tem potencial para chegar ao mercado e tornar a vida dos animais mais tranquila em épocas comemorativas.
Fotos: Divulgação
Galeria: Ford Quiet Kennel - Casinha anti-ruído
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4