A Volkswagen não vai voltar toda sua atenção para os SUV e crossover e isso é claramente visível a partir do recente lançamento do novo Jetta. Em breve, será acompanhada por uma nova geração Passat para o mercado norte-americano, e estas são as primeiras imagens-teaser do carro.
Os esboços revelam que o sedã terá uma aparência significativamente mais esportiva em comparação com o modelo de hoje. A dianteira apresenta uma grade arrojada ladeada por faróis afiados enquanto as linhas gerais nos remete aos traços do Arteon. A traseira, por sua vez, parece inspirar-se no novo Jetta, com sua pequena projeção e lanternas traseiras elegantes.
Se você teve a sensação de que o Passat 2020 parece maior do que seu antecessor, seus olhos não estão pregando peças em você. Durante a nossa visita às instalações da VW na área de Phoenix para testar um protótipo do Passat 2020, a montadora confirmou que o novo sedã é maior do que o modelo atual devido aos regulamentos de segurança dos EUA.
No entanto, sob a carroceria ligeiramente maior, você não poderá encontrar nada novo. O Passat 2020 será construído na mesma plataforma do modelo atual, o que basicamente significa que nenhuma opção de AWD estará disponível, configuração que tem muita procura no mercado americano por conta dos dias de neve, e também não haverá espaço para eletrificação. Além disso, o Passat está permanentemente dizendo adeus à unidade V6.
Mas por que a Volkswagen vai usar a antiga plataforma? "Este segmento está encolhendo, e achamos que podemos oferecer aos clientes tudo o que eles precisam com a plataforma atual, em vez de gastar para mudar para um novo", explicou o gerente de produto da Passat, Kai Oltmanns. Obviamente a evolução natural seria o novo Passat americano evoluir para a arquitetura MQB, mas diante da febre dos SUVs, devemos admitir que faz sentido a decisão da VW.
O modelo 2020 será oferecido em um total de quatro níveis de acabamento, com opções como assistente de manutenção de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, iluminação ambiente personalizável e sistema navegação devem fazer parte de todas as configurações. O lançamento nos Estados Unidos de acontecer no início do próximo ano e começar a ser vendido alguns meses depois. O preço não está disponível no momento.
Passat vendido no Brasil é o europeu
A nova geração do Passat vendida no Brasil é produzida na Alemanha sob a plataforma MQB. Mais refinado e tecnológico, o sedã oferecido por aqui tem posicionamento no segmento de luxo, diferente do norte-americano onde é apenas um sedã espaçoso.
Desde o ano passado vendido em versão única, a Highline, o sedã mantém itens de série como piloto automático adaptativo, frenagem automática, ar-condicionado automático de 3 zonas, rodas de 18" e o painel de instrumentos em tela de TFT de 12,3" configurável.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Esquecido na Europa, Volkswagen Passat ganha nova geração só na China
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Cancelado no resto do mundo, VW Passat segue vivo na China
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
VW Passat faz 50 anos: veja a história do carro que foi sucesso no Brasil