Volkswagen poderá usar fábricas da Ford nos EUA
Iniciativa seria parte do acordo estratégico discutido entre as empresas
A aliança estratégica discutida entre Volkswagen e Ford deverá gerar resultados bem mais amplos do que aqueles imaginados inicialmente. Conforme relata reportagem da agência de notícias Automotive News, o acordo terá implicações não apenas no segmento de veículos comerciais, como também nas próprias operações industriais dos dois grupos. Prova disso foi confirmada nesta semana com o interesse da gigante alemã de usar fábricas norte-americanas da oval azul para ampliar sua capacidade produtiva nos Estados Unidos.
"Estamos em negociações bastante avançadas e dialogamos com a Ford para construir realmente uma aliança automotiva global, que também fortaleceria a indústria automotiva americana", disse Herbert Diess, CEO da Volkswagen, após uma reunião na Casa Branca. O executivo também revelou que a VW está "considerando construir uma segunda fábrica de automóveis" nos Estados Unidos, além do complexo atualmente existente em Chattanooga, no Tennessee.
A formação de uma aliança com os alemães poderia ajudar a Ford a recuperar seus negócios na Europa e, em troca, a VW seria auxiliada na expansão de sua capacidade de produção na América do Norte. "Estamos construindo uma aliança que fortalecerá a posição da Ford na Europa porque compartilharemos plataformas", disse Diess. "Podemos usar a capacidade da Ford aqui nos EUA para construir carros para nós. Precisamos dessa capacidade adicional e também queremos uma outra fábrica combinada para Volkswagen e Audi", completou.
Chefe da Ford, Bill Ford foi mais comedido nas declarações, mas confirmou que as empresas estão conversando bastante e que as negociações estão indo muito bem.
Fonte: Automotive News
Galeria: Ford Ranger - Produção Estados Unidos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
“Nossos clientes não compram motores, compram design”, diz CEO da Jaguar
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?