Depois de um mês de setembro trágico, quando ficou fora da liderança do mercado alemão pela primeira vez desde 1990, a VW se recuperou em outubro ao emplacar 40.811 unidades, praticamente o dobro do último ranking (20.278). Mas não houve motivos para grandes comemorações.
Ainda sentindo os efeitos do início da vigência do WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, a VW perdeu quase 19% de seus compradores em relação ao mesmo período de 2017.
Vice-líder, a Mercedes-Benz (31.737) atingiu 12,6% de participação de mercado e superou o recorde registrado em setembro. Número 1 no ranking anterior, a BMW (23.521) foi quem mais cresceu no top 10 (+25,6%). Em situação oposta à das rivais, a Audi voltou ao top 10, mas com apenas 7.785 unidades comercializadas, uma retração de mais de 60% nos últimos doze meses.
A liderança entre os modelos permaneceu com o VW Golf (17.291), que voltou a emplacar mais de 10 mil unidades. A marca ainda viu o Tiguan (5.440), que não havia aparecido sequer entre os cinquenta mais vendidos no mês anterior, subir para segundo, com o Classe C (5.284) reestilizado voltando a marcar presença no pódio graças a um avanço de 10% - o modelo foi o único do top 5 a crescer. O resultado ainda permitiu ao Mercedes superar o Audi A4, fora do top 50, no acumulado de 2018.
O Ford Fiesta (4.789), 14º no último ranking, subiu dez posições e deixou para trás o Skoda Octavia (4.649). A nova geração do Mercedes Classe A (4.581), que já vem fazendo sucesso na Europa, saltou da 18ª para a sexta posição, com números 81% superiores aos de 2017. Atrás do Mini (4.476), o VW Polo (4.446) mais do que dobrou as vendas de outubro do ano passado e superou o Opel Corsa (4.390), segundo na preferência de setembro, para garantir o oitavo lugar.
As vendas de veículos novos no maior mercado do continente europeu recuaram 7,4% frente a outubro do ano passado. As 252.628 unidades comercializadas, no entanto, pelo menos foram suficientes para que o acumulado dos dez primeiros meses de 2018 (2.926.046) permanecesse positivo em 1,4%.
POS. |
MODELO |
OUT.18 |
% MERCADO |
OUT.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
17.291 |
6,8% |
20.343 |
-15,0% |
2 |
VW TIGUAN |
5.440 |
2,2% |
6.133 |
-11,3% |
3 |
MERCEDES CLASSE C |
5.284 |
2,1% |
4.799 |
10,1% |
4 |
FORD FIESTA |
4.789 |
1,9% |
5.044 |
-5,1% |
5 |
SKODA OCTAVIA |
4.649 |
1,8% |
5.007 |
-7,1% |
6 |
MERCEDES CLASSE A |
4.581 |
1,8% |
2.531 |
81,0% |
7 |
MINI |
4.476 |
1,8% |
3.717 |
20,4% |
8 |
VW POLO |
4.446 |
1,8% |
2.139 |
107,9% |
9 |
OPEL CORSA |
4.390 |
1,7% |
3.922 |
11,9% |
10 |
BMW SÉRIE 1 |
4.321 |
1,7% |
3.079 |
40,3% |
11 |
OPEL ASTRA |
4.251 |
1,7% |
3.770 |
12,8% |
12 |
MERCEDES CLASSE E |
4.237 |
1,7% |
4.880 |
-13,2% |
13 |
VW PASSAT |
3.922 |
1,6% |
5.840 |
-32,8% |
14 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.797 |
1,5% |
4.035 |
-5,9% |
15 |
FORD FOCUS |
3.793 |
1,5% |
3.750 |
1,1% |
16 |
BMW SÉRIE 5 |
3.620 |
1,4% |
3.625 |
-0,1% |
17 |
FORD KUGA |
3.368 |
1,3% |
3.295 |
2,2% |
18 |
MERCEDES CLASSE B |
3.193 |
1,3% |
2.025 |
57,7% |
19 |
BMW SÉRIE 2 |
3.055 |
1,2% |
3.016 |
1,3% |
20 |
SMART FORTWO |
3.038 |
1,2% |
2.693 |
12,8% |
21 |
BMW SÉRIE 3 |
2.993 |
1,2% |
2.091 |
43,1% |
22 |
SEAT LEON |
2.938 |
1,2% |
3.599 |
-18,4% |
23 |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.819 |
1,1% |
1.007 |
179,9% |
24 |
BMW X3 |
2.744 |
1,1% |
842 |
225,9% |
25 |
SKODA FABIA |
2.673 |
1,1% |
3.661 |
-27,0% |
26 |
VW UP |
2.548 |
1,0% |
3.043 |
-16,3% |
27 |
OPEL ADAM |
2.532 |
1,0% |
1.979 |
27,9% |
28 |
FORD ECOSPORT |
2.474 |
1,0% |
1.349 |
83,4% |
29 |
MERCEDES GLA |
2.461 |
1,0% |
1.320 |
86,4% |
30 |
BMW X1 |
2.455 |
1,0% |
2.908 |
-15,6% |
31 |
SKODA KAROK |
2.252 |
0,9% |
468 |
381,2% |
32 |
HYUNDAI I10 |
2.212 |
0,9% |
1.592 |
38,9% |
33 |
FIAT 500 |
2.204 |
0,9% |
2.077 |
6,1% |
34 |
AUDI A6 |
2.164 |
0,9% |
3.059 |
-29,3% |
35 |
VW T-ROC |
2.144 |
0,8% |
137 |
1465,0% |
36 |
MAZDA CX-5 |
2.115 |
0,8% |
1.715 |
23,3% |
37 |
MERCEDES CLA |
2.003 |
0,8% |
1.755 |
14,1% |
38 |
SKODA SUPERB |
1.986 |
0,8% |
1.800 |
10,3% |
39 |
TOYOTA YARIS |
1.935 |
0,8% |
2.027 |
-4,5% |
40 |
MERCEDES CLASSE V |
1.907 |
0,8% |
1.543 |
23,6% |
41 |
CITROËN C3 |
1.837 |
0,7% |
1.499 |
22,5% |
42 |
HYUNDAI I30 |
1.821 |
0,7% |
1.733 |
5,1% |
43 |
OPEL CROSSLAND X |
1.813 |
0,7% |
1.845 |
-1,7% |
44 |
OPEL INSIGNIA |
1.786 |
0,7% |
3.029 |
-41,0% |
45 |
HYUNDAI KONA |
1.637 |
0,6% |
511 |
220,4% |
46 |
SEAT IBIZA |
1.636 |
0,6% |
2.145 |
-23,7% |
47 |
AUDI A3 |
1.604 |
0,6% |
3.952 |
-59,4% |
48 |
SEAT ARONA |
1.596 |
0,6% |
166 |
861,4% |
49 |
MAZDA CX-3 |
1.582 |
0,6% |
1.411 |
12,1% |
50 |
OPEL GRANDLAND X |
1.574 |
0,6% |
813 |
93,6% |
POS. |
MARCA |
OUT.18 |
% MERCADO |
OUT.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
40.811 |
16,2% |
50.331 |
-18,9% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
31.737 |
12,6% |
26.625 |
19,2% |
3 |
BMW |
23.521 |
9,3% |
18.734 |
25,6% |
4 |
FORD |
22.346 |
8,8% |
21.277 |
5,0% |
5 |
OPEL |
19.545 |
7,7% |
19.347 |
1,0% |
6 |
SKODA |
14.422 |
5,7% |
15.817 |
-8,8% |
7 |
HYUNDAI |
9.272 |
3,7% |
9.518 |
-2,6% |
8 |
SEAT |
8.099 |
3,2% |
9.252 |
-12,5% |
9 |
AUDI |
7.785 |
3,1% |
21.651 |
-64,0% |
10 |
TOYOTA |
6.896 |
2,7% |
6.734 |
2,4% |
11 |
RENAULT |
6.463 |
2,6% |
10.195 |
-36,6% |
12 |
MAZDA |
5.971 |
2,4% |
5.342 |
11,8% |
13 |
PEUGEOT |
5.756 |
2,3% |
7.052 |
-18,4% |
14 |
FIAT |
5.433 |
2,2% |
4.697 |
15,7% |
15 |
KIA |
5.208 |
2,1% |
5.768 |
-9,7% |
16 |
MITSUBISHI |
4.883 |
1,9% |
2.991 |
63,3% |
17 |
SMART |
4.539 |
1,8% |
3.667 |
23,8% |
18 |
MINI |
4.476 |
1,8% |
3.717 |
20,4% |
19 |
VOLVO |
4.270 |
1,7% |
3.543 |
20,5% |
20 |
CITROËN |
3.908 |
1,5% |
4.017 |
-2,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
252.628 |
... |
272.855 |
-7,4% |
|
ACUMULADO |
2.926.046 |
... |
2.884.676 |
1,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal