Era para ser o evento do Camaro reestilizado, mas a General Motors não aguentou e revela que irá lançar o Chevrolet Cruze renovado em 2019 no Brasil. A notícia é um alívio para os fãs brasileiros do modelo, após a GM anunciar que iria deixar de produzir o carro nos EUA. Por enquanto, a fabricante não dá muitos detalhes, dizendo apenas que trará “grandes mudanças de design e tecnologia”. O modelo é produzido na Argentina, nas versões sedã e hatch.
O Chevrolet Cruze 2019 foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), em janeiro. Recebeu um design inspirado em outro sedã, o Malibu, com um para-choque redesenhado e uma grade frontal bem mais larga. Os faróis trazem luzes diurnas em LED contornando o projetor. É a identidade visual utilizada nos últimos lançamentos da Chevrolet.
Além da nova cara, a segunda novidade do novo Cruze é a adoção de tecnologia 4G. O sistema será usado tanto para a diversão do usuário quanto para manter o veículo. Será possível enviar dados de diagnóstico remoto para as concessionárias, adiantando o tipo de manutenção que precisa ser feita. Os passageiros poderão usar essa conexão em seus smartphones, computadores e até videogames. A GM anunciou durante o Salão do Automóvel de São Paulo que irá levar esta tecnologia a todos os seus veículos.
Nos EUA, o Cruze reestilizado ainda recebeu uma nova central multimídia com tela de 7 polegadas, rodando o sistema Infotainment 3. A fabricante diz que ela é equipada com um processador mais rápido, teve sua conexão Bluetooth melhorada, uma nova interface e roda mais aplicativos. Porém, o sistema ainda não foi confirmado para o Cruze no nosso mercado.
“A maioria dos nossos concorrentes oferece até os dois primeiros níveis de conectividade. Com o Wi-Fi 4G, os carros da Chevrolet vão transformar radicalmente a experiência que usuários têm com o automóvel”, afirmou Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet, durante a apresentação no Salão de SP.
Tirando o design e a nova tecnologia, o Cruze seguirá o mesmo que já conhecemos. O motor 1.4 turbo de 153 cv a 5.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm continua o mesmo, sempre acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.
Além do novo Chevrolet Cruze, a GM promete lançar 11 carros ao longo de 2019, sendo que outros quatro já foram confirmados. O Camaro está sendo apresentado hoje para a imprensa e conta duas vezes, pois chega nas versões cupê e conversível. O terceiro carro da lista é o elétrico Bolt, a estrela da marca no Salão de SP e que será vendido por R$ 175 mil. Já o quarto da lista é o Equinox Midnight, versão especial apresentada também no Salão que repete a fórmula do Tracker Midnight e da S10 Midnight, com acabamento escurecido. Ao somar o Cruze e o hatch Cruze Sport6, temos seis dos onze lançamentos prometidos. A empresa até brincou com os jornalistas, pedindo que todos fizessem suas apostas para acertar as novidades para o ano que vem. Então aproveite e dê o seu palpite nos comentários abaixo.
Com informações de Leonardo Fortunatti
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda