De olho nas tendências de mercado, com as ferramentas digitais cada vez mais presentes, a Fiat aproveita para implementar uma novidade inédita na FCA em todo o mundo. Trata-se da primeira loja digital da marca, um ponto de venda da concessionária Amazonas localizada em uma região nobre de São Paulo (SP).
Trata-se de um espaço de venda e de experiência do consumidor com a marca e seus produtos. Suas principais características são a identidade visual distinta e espaço reduzido: apenas 300 m2 contra 4.000 m2 em média de um ponto de venda tradicional. Além disso, o formato possui um showroom com somente três veículos.
No interior da loja o cliente se depara com um totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e telefone. Recebe então um QR code impresso ou via SMS no seu celular, para utilização em outras etapas do processo de interação com a marca e os carros. Embora haja possibilidade de autoatendimento completo, sempre haverá a alternativa de solicitar o apoio de um especialista.
Também há duas mesas interativas com telas de 43" sensíveis ao toque, que servem de configurador, semelhante ao disponível na internet. Todavia, ao finalizar as escolhas pode ser solicitado o atendimento de um especialista.
O espaço ainda contém um mostruário físico com opções de acabamento e um sistema de realidade virtual. Ele permite explorar as diferentes opções de acabamento e versões de cada modelo, inclusive alterando itens opcionais e cores.
Após a configuração e escolha do carro, o cliente pode fazer um test drive acompanhado de um especialista. Já a etapa final é acompanhada por um vendedor. Vale lembrar que, assim como nas lojas convencionais, pode-se incluir o seminovo do cliente como parte do pagamento.
Por enquanto a entrega do veículo será feita na própria concessionária digital, mas, em breve, haverá opção de serviço de entrega em domicílio. Os serviços de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária nos endereços em que já mantêm estrutura de serviços.
Funcionando desde o dia 5 de novembro, a primeira loja digital da Fiat fica na avenida Pacaembu, 1954, na capital paulista. Foram investidos R$ 700.000 para abertura do espaço, valor bem inferior ao de uma loja convencional. Desde o início das operações já foram vendidos 14 veículos e a meta é comercializar 60 por mês. Número que pode chegar a 100 em um cenário mais favorável.
Além de permitir ao concessionário marcar presença em regiões de alto poder aquisitivo (onde um ponto de venda tradicional seria inviável), a loja digital também se destaca pelo baixo custo de operação: 30% a 40% menor que de uma concessionária convencional.
A meta é abrir 20 concessionárias digitais e implantar o modelo em outros 110 pontos de venda tradicionais até o fim de 2019. Num futuro próximo, o modelo digital deverá se integrar ao espaço já existente nas unidades restantes da rede Fiat, que hoje soma 521 pontos de venda.
Por Júlio César, em colaboração para o Motor1.com
Fotos: divulgação
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