Pouco após ser apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, o novo Mercedes-Benz Classe A começa a ser vendido no Brasil. Neste primeiro momento, será comercializado na versão 250 Launch Edition, uma série especial de lançamento limitada a 100 unidades, custando R$ 199.900. As entregas estão previstas para dezembro, quando a marca deve iniciar a pré-venda das demais versões, que chegam no primeiro trimestre do ano que vem. Já o inédito sedã ficará para o segundo trimestre de 2019.
Para demonstrar toda a tecnologia que do hatch, a marca irá vender o novo Mercedes-Benz Classe A na versão A 250, a mais cara e equipada da linha normal – ou seja, sem contar o esportivo A35 AMG. E será uma baita vitrine. Traz o sistema operacional MBUX, com duas telas de 10,25 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Esta ainda conta com um assistente comandado por voz, semelhante ao Siri da Apple ou ao Google Assistente.
Assim como a terceira geração teve que provar ser bem diferente da anterior, a nova versão do Classe A precisa agradar quem achou o modelo antigo muito pequeno. Está maior, medindo 4,41 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,44 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. São 13 cm mais de comprimento e 3 cm extras de entre-eixos. Este espaço foi aproveitado tanto no interior, para os passageiros do banco traseiro, quanto no porta-malas, que passou de 341 litros para 370 l.
A mecânica é composta pelo motor 2.0 turbo de quatro cilindros, gerando 224 cv a 5.500 rpm e 35,7 kgfm de torque a partir de 1.800 rpm, em combinação ao câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas. Os dados de fábrica dizem que acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Um dos diferenciais da versão topo de linha é a suspensão traseira independente, enquanto as demais configurações usam eixo de torção.
No primeiro trimestre de 2019, a fabricante irá vender a versão A200, esta equipada com o 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm, também com o câmbio 7G-DCT. Este motor foi desenvolvido pela Renault e é cotado para ser produzido no Brasil, para equipar carros como o futuro SUV Arkana e a nova geração do Captur. Falando em fabricação nacional, o Classe A virá do México. A boa notícia é que a versão sedã pode ser montada em Iracemápolis (SP).
Fotos: divulgação
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