Revelado ao mundo em abril na China, o novo Mercedes Classe A Sedan é apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel. Adotando as mesmas linhas do atualizado Classe A hatch, baseado no novo CLS, o inédito sedã chegará ao mercado nacional no primeiro semestre de 2019.

A novidade tem tanto potencial que é um dos candidatos a ser produzido em Iracemápolis, cidade do interior onde está localizada a fábrica da Mercedes-Benz. De acordo com executivos da Mercedes-Benz consultados por Motor1.com no Salão do Automóvel, a decisão vai depender da aprovação do Rota 2030 e a retomada do mercado.

Considerado o carro mais aerodinâmico já produzido pela Mercedes-Benz, com coeficiente de arrasto de somente 0,22, o Classe A Sedan mede 4,54 metros de comprimento, sendo mais curto que o irmão CLA (4,63 metros), mas com distância entre-eixos maior (2,72 m contra 2,70 m) para ampliar o espaço interno. Ao vivo, o modelo impressiona pelo visual moderno e chega a chamar mais a atenção do que o irmão maior Classe C.

Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019

Por dentro, o sedã aposta em novas tecnologias. Entre elas o sistema MBUX, com duas telas de 10,25", uma para a central multimídia e outra para o painel de instrumentos. Configuração também utilizada no Classe A hatch. A Mercedes diz que é o seu sistema mais avançado e tem até capacidade para utilizar realidade aumentada. 

As versões de entrada utilizam telas menores, de 7", enquanto as de 10,25" polegadas são opcionais. Pagando mais um pouco, ainda pode vir com head-up display e controle de voz inteligente. Contará também com um pacote de segurança e de condução semi-autônoma, utilizando os mesmos sistemas do luxuoso Classe S. É capaz de acompanhar o trânsito, acelerando e freando de acordo com o carro à frente e o limite da via, além de fazer curvas leves sozinho. O sistema composto por câmeras e radares são capazes de ver até 500 metros a frente do veículo. Frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa fazem parte do pacote opcional.

Com estreia marcada para o primeiro trimestre de 2019, o novo Classe A Sedan virá inicialmente importado do México. Todavia, a baixa produção da fábrica em Iracemápolis (SP) pode motivar a produção nacional - atualmente a unidade monta os modelos Classe C e o SUV compacto GLA. 

Galeria: Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com