O mercado norte-americano reagiu em outubro. Embora de maneira bastante discreta, as vendas de veículos novos atingiram a marca de 1.360.692 unidades e cresceram 0,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo com a retração de três das quatro principais montadoras – a Chevrolet e demais marcas da General Motors, vale ressaltar, agora só têm números oficiais divulgados trimestralmente.
Com 168.386 unidades, a Toyota foi a única do top 4 a crescer (+1,7%). Já a Nissan (98.082) foi quem mais perdeu espaço no top 10 (-13%). A Tesla (20.325) pelo segundo mês seguido ficou à frente da Audi (16.056), que viu cair uma sequência de números positivos que já durava mais de 100 meses.
Entre os modelos, nenhuma surpresa na liderança. A novidade foi a queda da Ford F-Series (70.438, -7,3%) após 16 meses seguidos de altas, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Vice-líder, a Ram Pickup (49.186) atingiu o terceiro melhor desempenho da história. Da terceira à quinta posições, só SUVs e crossovers, com o Toyota RAV4 (34.004) bem à frente do Honda CR-V (27.825) e do Nissan Rogue (27.748).
Único sedã do top 10 a registrar crescimento (+2,5%), o Toyota Camry foi o sexto. Atrás do irmão maior Accord (23.778), o Honda Civic (22.450) perdeu mais de ¼ dos seus compradores nos últimos 12 meses – a maior retração da parte de cima da tabela - e viu o Toyota Corolla (22.020), mesmo em fim de carreira na atual geração, encostar de vez.
Atual sensação do mercado local, o Tesla Model 3, 13º em setembro, emplacou 17.750 unidades e garantiu presença no top 20 pelo segundo mês seguido. A veterana Dodge Grand Caravan (11.110) manteve o bom momento comercial, praticamente multiplicando por cinco as vendas do ano passado. Representantes do grupo VW, Tiguan (7.586) e Audi Q5 (7.316) incrementaram seus desempenhos em pelo menos 35%.
POS. | MODELO | OUT.18 | % MERCADO | OUT.17 | % VARIAÇÃO |
1 | FORD F-SERIES | 70.438 | 5,2% | 75.974 | -7,3% |
2 | RAM PICK-UP | 49.186 | 3,6% | 44.201 | 11,3% |
3 | TOYOTA RAV4 | 34.004 | 2,5% | 34.086 | -0,2% |
4 | HONDA CR-V | 27.825 | 2,0% | 27.791 | 0,1% |
5 | NISSAN ROGUE | 27.748 | 2,0% | 30.286 | -8,4% |
6 | TOYOTA CAMRY | 26.914 | 2,0% | 26.252 | 2,5% |
7 | HONDA ACCORD | 23.778 | 1,7% | 26.740 | -11,1% |
8 | HONDA CIVIC | 22.450 | 1,6% | 30.319 | -26,0% |
9 | TOYOTA COROLLA | 22.020 | 1,6% | 24.667 | -10,7% |
10 | FORD EXPLORER | 21.935 | 1,6% | 19.421 | 12,9% |
11 | TOYOTA HIGHLANDER | 20.548 | 1,5% | 17.461 | 17,7% |
12 | TOYOTA TACOMA | 20.534 | 1,5% | 15.804 | 29,9% |
13 | FORD ESCAPE | 20.515 | 1,5% | 23.064 | -11,1% |
14 | JEEP GRAND CHEROKEE | 19.109 | 1,4% | 17.215 | 11,0% |
15 | JEEP CHEROKEE | 18.598 | 1,4% | 16.138 | 15,2% |
16 | HYUNDAI ELANTRA | 18.312 | 1,3% | 14.733 | 24,3% |
17 | TESLA MODEL 3 | 17.750 | 1,3% | 145 | 12141,4% |
18 | NISSAN SENTRA | 17.611 | 1,3% | 18.341 | -4,0% |
19 | SUBARU FORESTER | 15.981 | 1,2% | 13.430 | 19,0% |
20 | FORD FUSION | 15.932 | 1,2% | 17.536 | -9,1% |
21 | JEEP COMPASS | 14.083 | 1,0% | 11.207 | 25,7% |
22 | HONDA PILOT | 13.479 | 1,0% | 10.285 | 31,1% |
23 | NISSAN ALTIMA | 13.406 | 1,0% | 17.863 | -25,0% |
24 | JEEP WRANGLER | 13.318 | 1,0% | 13.391 | -0,5% |
25 | TOYOTA 4RUNNER | 12.624 | 0,9% | 11.153 | 13,2% |
26 | SUBARU OUTBACK | 11.574 | 0,9% | 15.786 | -26,7% |
27 | HYUNDAI TUCSON | 11.493 | 0,8% | 8.731 | 31,6% |
28 | DODGE GRAND CARAVAN | 11.110 | 0,8% | 2.431 | 357,0% |
29 | SUBARU CROSSTREK | 11.049 | 0,8% | 10.871 | 1,6% |
30 | FORD TRANSIT | 10.757 | 0,8% | 10.290 | 4,5% |
31 | FORD EDGE | 10.264 | 0,8% | 11.036 | -7,0% |
32 | VW JETTA | 10.148 | 0,7% | 9.217 | 10,1% |
33 | TOYOTA TUNDRA | 9.571 | 0,7% | 10.022 | -4,5% |
34 | KIA FORTE | 9.537 | 0,7% | 9.219 | 3,4% |
35 | CHRYSLER PACIFICA | 9.277 | 0,7% | 7.593 | 22,2% |
36 | MAZDA CX-5 | 9.271 | 0,7% | 10.306 | -10,0% |
37 | LEXUS RX | 8.608 | 0,6% | 8.374 | 2,8% |
38 | HONDA ODYSSEY | 8.403 | 0,6% | 7.301 | 15,1% |
39 | KIA SOUL | 7.951 | 0,6% | 9.254 | -14,1% |
40 | HYUNDAI SANTA FE | 7.728 | 0,6% | 13.024 | -40,7% |
41 | JEEP RENEGADE | 7.683 | 0,6% | 7.888 | -2,6% |
42 | VW TIGUAN | 7.586 | 0,6% | 5.111 | 48,4% |
43 | AUDI Q5 | 7.316 | 0,5% | 5.416 | 35,1% |
44 | KIA OPTIMA | 7.280 | 0,5% | 7.554 | -3,6% |
45 | HYUNDAI SONATA | 7.265 | 0,5% | 7.595 | -4,3% |
46 | TOYOTA SIENNA | 6.854 | 0,5% | 7.255 | -5,5% |
47 | KIA SPORTAGE | 6.626 | 0,5% | 5.979 | 10,8% |
48 | KIA SORENTO | 6.560 | 0,5% | 6.478 | 1,3% |
49 | DODGE CHARGER | 6.316 | 0,5% | 8.086 | -21,9% |
50 | TOYOTA PRIUS | 6.306 | 0,5% | 7.710 | -18,2% |
Marcas
POS. | MARCA | OUT.18 | % MERCADO | OUT.17 | % VARIAÇÃO |
1 | FORD | 184.108 | 13,5% | 190.789 | -3,5% |
2 | TOYOTA | 168.386 | 12,4% | 165.540 | 1,7% |
3 | HONDA | 108.558 | 8,0% | 114.655 | -5,3% |
4 | NISSAN | 98.082 | 7,2% | 112.716 | -13,0% |
5 | JEEP | 72.800 | 5,4% | 67.074 | 8,5% |
6 | SUBARU | 55.394 | 4,1% | 54.045 | 2,5% |
7 | RAM | 54.542 | 4,0% | 47.831 | 14,0% |
8 | HYUNDAI | 52.653 | 3,9% | 51.224 | 2,8% |
9 | KIA | 45.102 | 3,3% | 44.397 | 1,6% |
10 | DODGE | 33.872 | 2,5% | 24.476 | 38,4% |
11 | VOLKSWAGEN | 29.000 | 2,1% | 27.732 | 4,6% |
12 | MERCEDES-BENZ | 27.537 | 2,0% | 28.955 | -4,9% |
13 | BMW | 23.262 | 1,7% | 23.208 | 0,2% |
14 | LEXUS | 22.716 | 1,7% | 22.894 | -0,8% |
15 | TESLA | 20.325 | 1,5% | 4.200 | 383,9% |
16 | MAZDA | 18.673 | 1,4% | 20.811 | -10,3% |
17 | AUDI | 16.056 | 1,2% | 19.425 | -17,3% |
18 | ACURA | 13.624 | 1,0% | 12.698 | 7,3% |
19 | CHRYSLER | 13.289 | 1,0% | 11.018 | 20,6% |
20 | INFINITI | 11.880 | 0,9% | 10.296 | 15,4% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.360.692 | ... | 1.353.665 | 0,5% |
| ACUMULADO | 14.301.054 | ... | 14.208.033 | 0,7% |
Observações:
- Por decisão da General Motors, os resultados de marcas e modelos do grupo passaram a ser divulgados apenas a cada trimestre.
- O total de outubro e o acumulado do ano consideram estimativas de vendas das marcas do grupo General Motors.
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars / The Truth About Cars