O Salão do Automóvel de São Paulo finalmente abriu as portas para o público e é o assunto da semana. A edição 2018 está bem mais animada do que a de 2016, com praticamente todas as marcas apresentando modelos que serão lançados nos próximos dois anos e algumas até adiantam o que veremos na próxima década. Também é o Salão dos carros elétricos, com o lançamento de três hatches EV e a presença de diversas versões híbridas ou elétricas, testando a reação do público para decidir se vale a pena ser vendido por aqui. Vamos ver o que rolou de mais importante no Salão de São Paulo.
A Fiat sabe que errou em deixar o mercado de SUVs somente para a Jeep, o que fez com que perdesse participação de mercado entre os carros e ainda irritou muito os concessionários. Para compensar, confirmaram 3 utilitários para o Brasil e um deles é antecipado pelo conceito Fastback, mostrado no estande da marca, que mostra como será o SUV baseado na Toro, além de adiantar o novo design da fabricante.
Do outro lado do ringue, a Volkswagen continua sua ofensiva para recuperar a liderança do mercado brasileiro. Uma das formas de cumprir a missão será derrubar a Fiat Toro com uma picape no mesmo segmento, posicionada entre a Saveiro e a Amarok .Adiantada pelo conceito Tarok, ela será produzida com a plataforma MQB, mas a estreia deve acontecer apenas em 2020. A fabricante diz que seu design deve mudar pouco em relação ao protótipo.
Como dissemos, este é o Salão dos carros elétricos. A prova disso é que três fabricantes anunciaram que irão lançar modelos EV em 2019 e já revelaram o preço. A primeira da lista foi a Chevrolet, que abriu o primeiro dia para a imprensa. Como ainda não está na hora de mostrar a nova geração do Onix, deu todo o destaque para o Bolt, seu hatch puramente elétrico. Será lançado no ano que vem por R$ 175 mil, na versão mais equipada possível.
A Nissan havia confirmado o Leaf para o Brasil há um ano, durante o Salão de Tóquio (Japão). Cumpriu a promessa e apresentou o hatch elétrico para o público. Não conseguiu bater o Bolt no preço, pois irá custar R$ 178.400, mas saiu na frente com o início da pré-venda. A marca acredita que a diferença de valores não irá assustar os clientes e que sua experiência como a primeira empresa a vender um carro elétrico de produção em massa será um diferencial importante.
Não deu nem tempo de começar as discussões entre Chevrolet Bolt e Nissan Leaf por conta do preço. Poucos minutos depois da Nissan terminar sua apresentação, a Renault iniciou a coletiva de imprensa e anunciou que irá vender o hatch Zoe no Brasil por R$ 149.990, preço bem abaixo dos rivais. Já tivemos indicações de que o Zoe seria vendido por aqui, já que o compacto elétrico apareceu na versão 2018 da lista de etiquetagem veicular do Inmetro, mas ninguém esperava que fosse custar menos do que os demais. E já está sendo vendido em duas concessionárias.
A Hyundai também apostou na sua parte eletrificada. Além de mostrar modelos com o Ioniq na versão elétrica e o Sonata Hybrid, apresentou o conceito SAGA EV. Trata-se de um protótipo que antecipa parte da nova identidade visual da fabricante coreana no Brasil - ou seja, muito do que ele mostra será levado para o novo HB20. E faz mais do que isso, antecipando também um possível crossover abaixo do Creta, repetindo a estratégia do Honda WR-V.
Fotos: Donizetti Castilho
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